Quais os benefícios de se fazer o Planejamento Estratégico?

Planejamento Estratégico possui diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores.

Planejamento Estratégico possui diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores.

É comum ver empresários “realizando” o Planejamento Estratégico (PE) de sua empresa e, após a geração do relatório final pela consultoria (ou equipe interna), este ir para a gaveta ou transformar-se em uma enorme lista de compras, não enxergando a real importância do processo do PE.

Numa viagem, tão importante quanto chegar ao destino final é aproveitar o percurso e, muito melhor ainda, se o trajeto for realizado de forma tranquila e sem imprevistos.

Por isso, é importante a dedicação exclusiva ao PE quando o mesmo está em curso. Afastamento da empresa, reclusão em um hotel ou sala de trabalho extra-empresa são as estratégias mais comuns utilizadas.

Mas, por que isso?

Para que haja foco, conscientização e máxima concentração nas tarefas e discusões sobre as estratégias a serem tomadas pela empresa nos próximos meses ou anos, dependendo do horizonte estipulado para o PE.

E os benefícios para a empresa?

Se realizados todos os passos propostos pela HBK Consultoria, o primeiro benefício é que a empresa realiza um autorretrato, analisando as questões internas e externas da empresa.

O segundo grande benefício é que, com participação de colaboradores de vários níveis hierárquicos, consegue-se o comprometimento de toda a equipe no cumprimento dos objetivos estipulados.

Possuir um plano de ação, com objetivos, indicadores e metas é mais um benefício que a empresa adquire ao executar corretamente seu PE, bem como sua transformação em mapa estratégico, de fácil visualização e interpretação para qualquer pessoa da organização.

Além destes todos, existe o principal benefício, que é criar a ponte estratégica entre o hoje e o futuro imaginado para a empresa, bem como a possibilidade de, através do acompanhamento dos indicadores estipulados, sugerir e tomar ações corretivas para a sustentabilidade do negócio.

Assim, vê-se que, se o PE não for para a gaveta nem transformar-se em uma grande lista de compras, os benefícios superam os custos por realizar o PE.

O custo de não fazer nada é maior do que o de se fazer alguma coisa.