Citação do dia #6

QuoteApenas quando esses quatro fatores – direitos de propriedade, racionalismo científico, mercados de capital efetivos e transportes e comunicação eficientes – estiverem disponíveis, uma nação poderá prosperar.

Esses quatro fatores, se aglutinaram pela primeira vez, por um breve período, na Holanda do século 16, mas só se estabeleceram de forma definitiva em 1820, nos países de língua inglesa. E demorou ainda mais para que eles começassem a se espalhar pelo mundo.

Basta a ausência de um desses fatores para que o progresso econômico e o bem-estar humano estejam em risco. Se falta um desses quatro pilares, a plataforma sobre a qual repousa a riqueza de uma nação pode ruir. Isso aconteceu na Holanda do século 18, em função do bloqueio naval britânico; nos países comunistas, quando o direito de propriedade foi abolido; e continua a acontecer em boa parte do Oriente Médio, devido à ausência de mercados de capital e do racionalismo ocidental. A situação mais trágica é a da África, onde todos os fatores continuam essencialmente ausentes.

BERNSTEIN, William J. Uma breve história da riqueza. São Paulo: Fundamento Educacional Ltda, 2015. Pág. 25