Parte 2: A importância do Planejamento Estratégico

Dando sequência à nossa série que trata do Planejamento Estratégico nas empresas de Joinville e região, trataremos, neste post, da importância dada ao planejamento na opinião dos respondentes. Considerando somente as empresas que diziam ter por hábito a realização do planejamento estratégico, 77% dos respondentes disseram que a empresa dava importância “Muito Alta” ao planejamento … Continue lendo… →

Parte 1: Quem faz Planejamento Estratégico?

Neste post, iniciamos uma nova série, que versará sobre a realidade da elaboração/desenvolvimento de planejamentos estratégicos nas empresas da região de Joinville. Este primeiro post da série traz o perfil da empresas e personagens respondentes da pesquisa, distribuição que deu credibilidade às análises realizadas, que contribuem para entendermos melhor o cenário. Os principais objetivos da … Continue lendo… →

Lucro ou ganância?

Um tema sempre delicado e espinhoso para se tratar é o lucro. Parece que lucro é coisa ruim, mas, em meu entendimento, é o pagamento pelo risco assumido pelo empresário (e sócios) e, também, o reconhecimento pela excelência do trabalho prestado. Algumas empresas não aferem lucros, por serem organizações sem fundo lucrativo, mas isso não … Continue lendo… →

O custo das mídias sociais

Muitas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, têm se aventurado pelo mundo das mídias sociais como um dos meios de divulgação de seus produtos e serviços (quando não o único meio), pelo seu suposto custo zero. Apesar de os espaços, programas e plataformas para esta divulgação serem, praticamente, gratuitos (em sua maioria), como … Continue lendo… →