Definição de Consultoria

Definição de Consultoria

Definição de Consultoria

A definição de consultoria, como mostra o item 2 da imagem ao lado, é bastante clara e concisa: é a atividade ou cargo de consultor ou de quem dá parecerem e trata de assuntos técnicos da sua especialidade.

Analisando essa definição de consultoria, pode-se afirmar que ela é realizada por pessoa (ou pessoas) sobre assuntos específicos de seu domínio para atender uma necessidade da empresa contratante.

Geralmente, as consultorias são relacionadas à conhecimento, isto é, o consultor colabora com a empresa contratante compartilhando o seu conhecimento com as pessoas da área em que atua.

As empresas de consultoria são contratadas esporádica e pontualmente pelas empresas para sugerir ou apontar melhorias que possam ser adotadas na empresa ou prestar serviços complementares ou específicos, que não são da operação normal da empresa contratante, para os quais ela necessita de auxílio.

Essas melhorias podem ser relacionadas a melhorias e/ou alterações em processos, no modelo de negócio, nas finanças, no marketing, no planejamento, isto é, em qualquer setor e/ou área que a gestão da empresa vislumbre um problema para o qual não possua solução interna.

Além disso, a consultoria é uma das formas utilizadas para gerar diferencial competitivo para as organizações, a partir dos conhecimentos passados pelo consultor, oriundos da aliança entre a experiência (prática e/ou acadêmica) deste e a análise da situação na empresa contratante.

Conheça os serviços de consultoria que presto para a sua empresa na página específica.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.