Definição de Mercado

Definição de Mercado

Como visto na imagem, a definição de mercado é bastante variada. Possui diversos significados, diversos usos e todos são igualmente importantes.

A definição mais usual é a de ser um local onde são efetuadas trocas, podendo este local ser público (uma praça, uma rua) ou privado (um mercadinho de bairro, um supermercado).

Um segundo significado, mais amplo, diz respeito à uma categoria ou setor empresarial, quase como um cluster. Neste sentido, temos o “mercado calçadista”, o “mercado agrícola” e o “mercado automotivo” como exemplos.

De certa forma, o “mercado de trabalho” pode ser inserido nesta categoria, pois o trabalho nada mais é do que a troca das horas de trabalho de alguém pelo salário e benefícios entregues pela empresa. É uma troca.

Há também a questão geopolítica dos mercados, que designa a totalidade de oportunidades que se apresentam em determinado país ou região, como o “mercado americano”, o “mercado asiático” e o “mercado europeu”. É um uso bastante abrangente do termo, mas limitante geograficamente.

Como a definição de mercado designa o local em que são promovidas as trocas, onde elas ocorrem, não é possível deixar de mencionar que, com o advento da internet, outras frentes foram desenvolvidas. Muitas empresas passaram a utilizar o canal direto de vendas dentro de seus próprios sites (e-commerce próprio) ou a utilizar os market-places, que é a disponibilização por parte de grandes players de mercado (como Amazon, Americanas e outros) de espaços em seus portais para que empresas e pessoas físicas façam suas ofertas.

Há, ainda, possibilidades a serem descobertas e desenvolvidas no universo das vendas digitais, inclusive com iniciativas no metaverso, uma reinvenção do “Second Life” de outrora.

Antes de finalizar, não é possível deixar de citar os importantes mercado-alvo e mercado consumidor, que concentram os elementos para os quais os esforços de marketing das empresas devem estar direcionados.

Você já parou para analisar o seu mercado, em qualquer um dos significados que ele possui?

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.