Definição de Oferta

Definição de Oferta

Em marketing, a definição de oferta está relacionada a tudo o que pode ser alvo de troca, qualquer item sobre o qual possam ser utilizados os preceitos de marketing e, muito superficialmente, está ligado com descontos para incentivar a venda de produtos encalhados.

Entre esses itens, claro, estão os bens físicos, os mais conhecidos itens de troca, mas também podem ser incluídos nesta lista:

  • Serviços, como os bancários
  • Experiências, como um salto de paraquedas
  • Eventos, como o Carnaval Carioca
  • Locais, como as cidades da Estrada Real
  • Imóveis, como apartamentos para venda ou locação
  • Empresas, no caso de fusões e aquisições
  • Pessoas, como no caso da autopromoção
  • Informações, como os índices de audiência
  • Idéias, como no caso dos partidos políticos; e outros.

Uma lista praticamente infinita de itens pode ser alvo das atividades de marketing.

E, detalhe, essa aplicação do marketing não se restringe às empresas que visam lucro. As empresas do terceiro setor (ONGs) e as empresas públicas também podem (e devem) utilizar as estratégias e conceitos de marketing em suas ações – e não somente com foco em publicidade e propaganda.

É só fazer mudar o ângulo de análise para as ofertas que são realizadas nas igrejas.

Oferta é o ato de oferecer, de colocar à disposição. Assim como eu me ofereço para você e sua empresa em serviços de consultoria e/ou mentoria.

Da mesma forma, no sentido contrário, de quem compra. Você já deve ter feito uma OFERTA para alguém por algum motivo. Mesmo que seja uma oferta de trabalho.

O problema é que, praticamente sempre, quando se faz uma oferta, tende-se a fazê-la abaixo (ou no limite) do valor de mercado.

Mas, em um leilão, as ofertas são sempre para cima. É o famoso “quem dá mais”, quando não se trata de serviços públicos ou licitações. Nestes casos, vence quem “pede” menos. É o oferta do serviço por um preço mais em conta para os cofres do Governo. Mas, nestes casos, está-se tratando a definição de oferta muito especificamente da questão dinheiro e não do oferecimento de alguma coisa para um mercado.

Quer melhorar os resultados das suas ofertas?

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.