Parte 7: Planejamento Estratégico: um trabalho de/em equipe

Planejamento Estratégico: pesquisa mostra que é trabalho da equipe

Escrevemos muito nas últimas semanas sobre ferramentas, métodos, benefícios e resultados esperados. Nesta equação, fica faltando um ingrediente importantíssimo: o humano, a equipe envolvida, assunto que será tema deste post.

Diversas são as possibilidades de equipe destinada à elaboração do Planejamento Estratégico em uma empresa, extremamente relacionado à sua estrutura e cultura. Na pesquisa, havia as seguintes opções de escolha:

  • Somente sócios/diretores;
  • Sócios/diretores e Gerentes de área;
  • Sócios/diretores, Gerentes de área e Colaboradores selecionados; e
  • Outros.

O resultado absoluto da tabulação dos resultados coletados é mostrado no gráfico a seguir:

Resultado absoluto das respostas referentes à equipe elaboradora do Planejamento Estratégico

Resultado absoluto das respostas referentes à equipe elaboradora do Planejamento Estratégico

 

Lembramos que foram coletadas respostas de 96 empresas e que 72% delas possuía o costume de elaborar o planejamento estratégico. A distribuição das empresas que elaboram, por porte é a seguinte:

  • Microempresa de estrutura familiar – 37 respondentes / 23 elaboram / índice 62%
  • Microempresa – 21 respondentes / 13 elaboram / índice 62%
  • Pequena empresa – 6 respondentes / 4 elaboram / índice 67%
  • Média empresa – 9 respondentes / 7 elaboram / índice 78%
  • Grande empresa – 3 respondentes / 3 elaboram / índice 100%
  • Multinacional – 20 respondentes / 19 elaboram / índice 95%

Porém, há outra divisão importante, de caráter cultural, entre as empresas. Há as mais autoritárias, em que a voz do diretor/sócio é a que prevalece e as mais democráticas, em que todos têm voz e participação e, neste intervalo, pelo menos, uma dezena de tons de parte a parte.

Por isso, é difícil dizer que as microempresas (de caráter familiar ou não) são as que possuem maior concentração de respondentes na opção “Somente sócios/diretores”e que as Multinacionais (pelo tamanho de sua equipe), sejam as que responderam mais vezes “Sócios/diretores, Gerentes de área e Colaboradores selecionados”.

Para dirimir esta dúvida, traçou-se uma análise cruzada entre tamanho da empresa e composição da equipe.

Análise Cruzada entre Tamanho da Empresa e Equipe participante da elaboração do Planejamento Estratégico

Análise Cruzada entre Tamanho da Empresa e Equipe participante da elaboração do Planejamento Estratégico

 

O resultado confirma a cultura popular de que Microempresas de estrutura familiar – por ter uma estrutura muito enxuta – concentra suas decisões na diretoria, entre os sócios. Quanto maiores as empresas, maior o poder/participação da equipe na elaboração do planejamento estratégico, até porque, nestes casos, a ciência das rotinas, atividades e necessidades da empresa fogem do controle do diretor/sócio, passando para os gerentes de área e, destes, para os colaboradores (líderes de seção, capitães de linha, etc.).

Como é notável, inclusive, a participação do Sócio/diretor nas empresas de grande porte e multinacionais – pela pesquisa – é zero. Supõe-se que, provavelmente, o diretor/sócio está na sede da empresa – em algum lugar do mundo – e a equipe local traça seus objetivos e estratégias, dentro das diretrizes da matriz de lucratividade, produtividade, crescimento, responsabilidade e sustentabilidade (por favor, não encarem como estritamente ecológica, mas sim do negócio como um todo), de forma independente da matriz.

Quando assinalada a opção OUTROS, na maioria dos casos, se referia à toda a equipe, todos os setores, o conselho e líderes. Pela pouca incidência, não se achou determinante aprofundar o estudo com relação à estas respostas.

A grande conclusão que se chega é que, cada vez mais as empresas têm se comportado de forma democrática na elaboração de seus planejamentos estratégicos, o que é bom, inclusive, para a aceitação e comprometimento por parte da equipe na hora de colocá-lo em prática. Se sua empresa ainda não adota princípios democráticos na elaboração do planejamento estratégico, repense, procure orientação profissional e ouça seus colaboradores. Eles podem (e QUEREM) colaborar, afinal, sua empresa é responsável, em parte, por esta sustentabilidade.

Com este texto, encerramos a série que analisa os resultados da pesquisa que estudou a questão da elaboração e importância do Planejamento Estratégico nas empresas de Joinville e região.