Onde estão as oportunidades?

Oportunidades estão em todas as partes, basta estar atento para aproveitar

Oportunidades estão em todas as partes, basta estar atento para aproveitar

Todos procuram oportunidades para investir, para aplicar seu dinheiro e ter rendimentos. Neste rol de oportunidades, há quatro grandes grupos que podem ser utilizados isoladamente porém, em combinação potencializam o resultado: mercado de capitais, conhecimento, terras e trabalho.

Dada sua complexidade e, nos últimos tempos, baixo retorno (para iniciantes), o mercado de capitais tem-se mostrado um tanto ineficiente e mau pagador, pelo menos, é o que sentimento de quem acompanha as notícias. Óbvio que as pessoas que vivem neste mundo, sabem identificar as oportunidades e conseguem manter seu rendimento, porém, entramos, desta forma, na segunda forma forma de encontrar oportunidades, pelo conhecimento, que se acumula na pessoa tornando-se um “bem” do qual nunca será privado (excetuando-se os casos de problema de saúde mental/cerebral).

As pessoas que possuem suas economias e conhecimento, costumam adquirir (pelo menos) um imóvel, para manter sua família em condições de segurança, que tende a se valorizar, por isso, é um dos grupos de oportunidades.

Chegamos, assim, ao grupo de oportunidades trabalho, onde há duas vertentes: o trabalho assalariado e o empreendedorismo.

Muitos, por questões de segurança, preferem ser assalariados e, claro, entre estes existem os intraempreendedores, que executam pequenos empreendimentos dentro da própria empresa, realizando suas funções de forma melhorada, possibilitando a melhora do processo, do produto, do clima organizacional.

E há os empreendedores. Os que investem em empresas, na geração de riqueza e oportunidades para si mesmo através do próprio trabalho, dando oportunidade a terceiros. No Brasil, estes são os verdadeiros heróis. Esqueçam Ayrton Senna, Getúlio Vargas e outros ícones. Nossos heróis são os empreendedores. Que dispunham de certo capital, com algum conhecimento técnico, em certo espaço.

Só que o empreendimento, em muitos casos, estagna e não cresce mais. Então ele volta a se perguntar: “Onde estão as oportunidades? Parecia tudo tão claro no início. E agora?” Passado algum tempo o que o empreendedor deve fazer?

Deve rever sua empresa. As oportunidades ainda estão lá, só que encobertas pelo tempo, pela rotina, pelo cotidiano, pela zona de conforto que se criou. No início, a instabilidade e a oscilação davam ânimo, vigor, “cutucavam”. Depois que a empresa estabiliza, o incômodo passa e se cai na rotina.

Muitos empreendedores não buscam novos conhecimentos, não melhoram a equipe, não questionam seus clientes, alegando que isso incomoda, dá trabalho, perturba.

Mas as oportunidades estão lá. Mudança de processo, melhoria na qualidade, novos produtos a partir dos produtos já elaborados – e muitas outras possibilidades.

O empresário ao aumentar seu conhecimento sobre a empresa, identifica as oportunidades de melhoria – e cresce junto. Volta a ser ágil, volta a ser empreendedor.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.