A importância do plano de negócio é inegável, devido a diversos fatores.
A intenção deste texto é deixar claros alguns desses pontos, para que sirva de incentivo a quem deseja implementar uma iniciativa empreendedora ou desenvolver algum plano de expansão dentro de uma organização (aumento da linha de produtos, no número de lojas, no parque fabril, na capacidade produtiva, etc.)
O plano de negócio é, antes de tudo, um norteador às atividades iniciais de qualquer que seja o tema da sua aplicação. Ele traz, além daquilo que será o foco das atenções (produto/serviço), também as principais intenções dos envolvidos (objetivos) e os principais indicadores (financeiros, mercadológicos e operacionais).
Se o plano de negócio é bem construído, com informações robustas, pertinentes, atuais e desprovidas de viés, é possível, inclusive, premeditar se a iniciativa terá sucesso ou não, o tamanho do esforço a implementar para o seu sucesso e como deve ser a conduta dos envolvidos no projeto, quer dizer, as condições de viabilidade da ideia (negócio, empreendimento, projeto…).
De posse do plano de negócio e a condução inicial da ideia, isto é, a aplicação prática do plano, mudanças podem ser (e geralmente são) necessárias. Adequações ao plano, mudanças nos objetivos, no cronograma, nos fornecedores, nos processos… O conjunto dessas adequações tem o nome de ações corretivas, sejam elas corretivas ou preventivas. Não se descarta o plano, mas sim, melhora-se, aprimora-se com as informações reais do mercado em andamento.
Como disse Helmuth von Moltke, “Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo”, isto é, o plano é bom, bem traçado, mas o inimigo (concorrente) também tem seus planos (mercadológicos, operacionais, financeiros), assim, quando ambos entram em choque, o conflito é gerado. Todos têm ambições e interesses e é preciso, então, adequação, ajustes.
Como é possível ver, a importância do plano de negócio não é somente no início do projeto, mas ao longo dele também. É o mapa sobre o qual são “rabiscadas” as alterações importantes, os desvios de rota, as soluções encontradas para os riscos levantados.
Se você tem uma ideia e não sabe como colocar em prática, entre em contato.
Estou aqui para te ajudar.
Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.