Afinal, o que é estratégia?

Para muitos, estratégia é pagar as contas em dia, manter o fluxo de caixa controlado, cuidar para que o funcionário desempenhe bem suas funções. Mas, afinal, o que é estratégia?

A estratégia da empresa envolve diversas variáveis

A estratégia da empresa envolve diversas variáveis

Estratégia é o diferencial competitivo que sua empresa tem, que a torna única para o seu consumidor, o seu cliente. A forma como você se relaciona com ele é estratégica. Você estimula que seus vendedores ajam de forma transacional ou relacional?

Outro ponto: dificilmente uma máquina (ou qualquer outro item que se possa comprar) pode ser considerado estratégico. Seu concorrente tem, da mesma forma que você, acesso à essas tecnologias ou, inclusive, mais modernas.

Por outro lado, pessoas são estratégicas. Elas são a base de qualquer organização. Máquinas sem pessoas para operar não realizam nada. Pessoas sem capacitação, não sabem operar máquinas modernas e eficientes. Então, vê-se que, capacitação é igualmente importante para uma organização que pretende se diferenciar.

Avançando um pouco mais, qual estratégia você adota para seus produtos? Segundo Porter, existem 3 formas estratégicas para tal: por liderança em custos, por diferenciação ou por enfoque.

A diferenciação por liderança em custo exige que se tenha operações otimizadas, com pouca margem para falhas, que causam retrabalho e perda de matéria prima.

Por diferenciação exige que a empresa crie produtos que sejam considerados (ou com atributos considerados) únicos perante seus concorrentes.

A questão de enfoque faz com que a empresa atenda seu alvo estratégico estreito mais efetiva ou eficientemente que os demais participantes da indústria.

Essas são questões básicas que uma empresa precisa considerar quando inicia seu planejamento estratégico, caso nunca tenha pensado sobre o assunto.

Há ainda, questões relacionadas à fidelização e comunicação com os clientes, tão estratégicas quanto as demais que, da mesma forma, devem estar alinhadas às demais decisões estratégicas da empresa.

Isso porque, para garantir a efetividade da comunicação, a empresa deve estar preparada para atender a suposta demanda que esta divulgação pode trazer. Se não com estoque de produtos, mas, pelo menos, com capacidade produtiva.

A estratégia da empresa envolve diversas variáveis. Muitas vezes não se consegue pensar em todos os detalhes de uma só vez, mas quanto mais for considerado, melhor. Procurei juntar algumas delas neste texto para orientá-los.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.

Publicado originalmente no Farol Comunitário