Sugestões de leitura

Sugestões de leitura sobre administração, marketing, estratégia empresarial e desenvolvimento pessoal e profissional.

Dizem que a verdade está nos livros e eu compartilho desta máxima. Muito se pode aprender – e aplicar – na gestão de empresas, carreiras e pessoal a partir do que está escrito nos livros. Os livros são fonte de conhecimento, de história, de lazer e de cultura. É preciso desenvolver o hábito da leitura, desde a mais tenra idade, reforçar nos bancos acadêmicos e manter no âmbito profissional.

Com o conhecimento e a história passados nos livros, pode-se evitar cometer os erros que outros já cometeram, atalhos são concedidos nos bons livros, aqueles que tratam da verdade. Por vezes, a leitura destas obras pode parecer complicada e difícil, mas esta é uma das funções do bom livro. Ele não entrega tudo pronto, mesmo porque, na administração, marketing e estratégia, não há receita de bolo. Os resultados somente podem ser analisados a posteriori, a partir dos resultados da decisão tomada.

Mas, para se tomar a decisão, digamos, menos errada, é preciso fundamentação, que, reforço, está nos livros.

Aproveite este espaço. Use sem moderação.

Administração

  • BARNARD, C. The functions of the executive. Harvard University Press, 1968.
  • BRAGA, R. Fundamentos e técnicas da administração financeira. São Paulo: Atlas, 1989.
  • ETZIONI, A. Organizações modernas. São Paulo: Pioneira, 1967.
  • FAYOL, H. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
  • GALBRAITH, J. K. A era da incerteza. São Paulo: Pioneira, 1979.
  • GARETH, J. R.; GEORGE, J. M. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
  • GIBSON, R. SKARZYNSKI, P. Inovação: prioridade nº 1: o caminho para a transformação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • GRAHAM, P. (org). Mary Parker Follet: profeta do gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
  • HALL, R. H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
  • HOBSBAWN, E. J. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. 6.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
  • KATZ, D.; KAHN, R. L. Psicologia social das organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1976.
  • LAWRENCE, P. R.; LORSH, J. W. O desenvolvimento de organizações: diagnóstico e ação. São Paulo: Edgar Blücher, 1972.
  • LOEN, R. O. Administração eficaz. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

 

Marketing

  • ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
  • ANDERSON, C. A nova revolução industrial: makers. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • ANDERSON, C. Free: grátis: o futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • ASSEF, R. Gerência de preços: como ferramenta de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • BARBAN, A. M.; CRISTOL, S. M.; KOPEC, F. J. A essência do planejamento de mídia. São Paulo: Nobel, 2001.
  • BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
  • BERNARDINO, E. C. et al. Marketing de varejo. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
  • BLESSA, R. Merchandising no ponto-de-venda. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
  • CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • CORRÊA, R. Contato imediato com o planejamento de propaganda. 6.ed. São Paulo: Global, 1998.
  • FERRACIÙ, J. S. S. Marketing promocional: a evolução da promoção de vendas. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • FERRACIÙ, J. S. S. Promoção de vendas. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
  • FERREL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing: teoria e casos. São Paulo: Cengage, 2016.
  • GIOVANNI, G. (coord.). Evolução da comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
  • GIULIANI, A. C. (org.). Marketing contemporâneo: novas práticas de gestão: com estudos de casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo; Prentice Hall, 2000.
  • KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
  • LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
  • LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • LAS CASAS. A. L. Marketing de serviços. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
  • LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
  • LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.

 

Estratégia Empresarial

  • BEER, M. (org.). Gerenciando mudança e transição. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
  • CAVALCANTI, M. (org.). Gestão estratégica de negócios: evolução, cenários, diagnóstico e ação. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
  • KALLÁS, D.; COUTINHO, A. R. (orgs.). Gestão da estratégia: experiências e lições de empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A execução premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: balanced scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • LUCKE, R. Estratégia. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
  • LUZIO, F. F. Fazendo a estratégia acontecer: como criar e implementar as iniciativas da organização. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

 

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

  • ADLER, M. J. Como falar, como ouvir. São Paulo: É Realizações, 2013.
  • ADLER, M. J.; VAN DOREN, C. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.
  • BAUER, S. W. Como educar sua mente: o guia para ler e entender grande autores. São Paulo: É Realizações, 2015.
  • CLARK, T. Business model you: o modelo de negócios pessoal: o método de uma página para reinventar a sua carreira. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.
  • FRANK, C; MAGNONE, P. Foco no que realmente funciona: filtre o excesso de informações e concentre-se no que realmente importa. São Paulo: Leya, 2012.
  • GREENE, R. As 48 leis do poder. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
  • GREENE, R. Maestria. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
  • HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 24.ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.
  • HAYEK, F. A. Os erros fatais do socialismo. Barueri: Faro Editorial, 2017.
  • JOSEPH, M. O Trivium: as artes liberais da lógica, gramática e retórica: entendendo a natureza e a função da linguagem. São Paulo: É Realizações, 2008.
  • LEGAULT, M. R. Think!: por que não tomar decisões num piscar de olhos. Rio de Janeiro: BestSeller, 2008.