Todas as empresas que possuem diversos produtos ou serviços correntes precisa realizar, periodicamente, uma análise de portfólio de produtos.
Essa análise tem como principal orientação e resultado a facilitação da tomada de decisões.
Conhecer o comportamento e o resultado que os seus produtos proporcionam ao total do faturamento da empresa é importante, para tomar decisões com relação à continuidade, alteração/melhoria ou retirada do produto e/ou serviço do seu portfólio.
A análise de portfólio de produtos
Essa análise pode ser realizada comparando o desempenho dos produtos (ou linhas de produtos) da própria empresa (análise interna), comparando com o desempenho de produtos de empresas concorrentes (análise de mercado) e, também, pela margem de contribuição.
Outra análise que realizo para a sua empresa é com relação ao momento do produto/serviço no seu ciclo de vida e sugestão de adequações na estratégia de marketing destes, pois, para cada momento há um composto de estratégias adequado.
Por fim, o serviço que presto à sua empresa de analisar os produtos individualmente, classificando-os com relação ao seu potencial de mercado, a partir do benefício central, comparando-o com concorrentes de mercado.
Eu posso auxiliar a sua empresa nestas tarefas, para que você possa tomar decisões melhores com relação aos seus produtos no futuro. Entre em contato e conheça mais esse serviço que ofereço à sua empresa.