Planejamento estratégico

Realizar um planejamento estratégico é pensar a empresa no futuro, considerando suas potencialidades e o cenário de negócios em que ela está inserida. Uma tarefa que demanda análises, o uso de ferramentas de apoio e a definição de objetivos de longo prazo.

Recomenda-se que, periodicamente a empresa faça uma revisão se si mesma, isto é, pensar e repensar o seu futuro, quais os objetivos dela no ambiente que ocupa, quais suas intenções e, a partir disso, imaginar as ferramentas e caminhos são necessários utilizar e percorrer para construir esse futuro.

Diversos autores enaltecem a importância de a empresa elaborar projeções futuras de si mesma, repensar suas diretrizes empresariais, analisar seu ambiente de negócio, elaborar seus objetivos, correlacioná-los e definir o seu plano de ação.

É como facilitador desse trabalho que eu atuo como consultor em planejamento estratégico.

Consultoria em planejamento estratégico

O trabalho do consultor em planejamento estratégico é auxiliar a empresa em todo o processo, das análises à definição do plano de ação.

Para isso, existem ferramentas que devem ser aplicadas em uma ordem lógica, colaborando com a criação de conhecimento sobre a empresa, o cenário e o mercado, para que todos entendam e possa, então, haver a convergência e consenso da equipe sobre os objetivos estratégicos da empresa.

Outro ponto importante a destacar neste serviço é o olhar crítico, a visão sistêmica e o conhecimento acumulado do consultor que contribuem com o processo como um todo.

Além das diversas ferramentas estratégicas aplicadas, ainda são utilizados princípios e ferramentas do design thinking e da neurociência em diversos momentos da elaboração do planejamento estratégico.

Entre em contato para saber como eu posso ajudar a sua empresa, em qualquer momento, pois sempre é tempo de repensar a sua empresa e seus objetivos.