Geralmente, considera-se um produto um item tangível, isto é, um bem físico, que se adquire em uma loja, podendo variar de uma caixa de fósforos à um iate. Mas, para o marketing, a definição de produto é muito mais abrangente e completa.
A partir de agora, esclareço sobre essa definição para você.
Para fazer isso, recorro ao conceito de marketing que diz
Marketing é a atividade, o grupo de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que possuem valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.
Percebe? O conceito de marketing nem menciona produto, para que, nem de perto, haja confusão com o termo, apesar de o P de produto estar ali, caracterizado como oferta.
E, assim, desmistificam-se dois conceitos em um mesmo post. Primeiro o de produto, tirando a estigma de ser somente atrelado à produtos físicos e o de oferta, que, na maioria das conversas, converge para o significado de vender barato. Nem um, nem outro estão corretos na totalidade, não significam a totalidade do termo ou sua complexidade.
A definição de produto, então, é tudo o que é ofertado a um determinado mercado. No mercado automobilístico, são ofertados veículos (novos, seminovos, usados, etc.); no mercado calçadista, calçados (sandálias, sapatos, esportivos, etc.) e, para finalizar, porém longe de esgotar o tema, no mercado de trabalho, mão de obra.
Sim, mão de obra é uma oferta, realizada pelas pessoas que disponibilizam o seu esforço e o seu tempo em troca (outro termo do conceito) da recompensa financeira.
Desta forma, várias são as formas como os “produtos” (ofertas) podem ser apresentados, cada qual com um composto de marketing específico a ser utilizado. Entre elas, estão:
- Bens físicos (computadores, smartphones, veículos, etc.)
- Serviços (contábeis, médicos, financeiros, comerciais, etc.)
- Experiências (salto de paraquedas, jantar com uma personalidade, treinar com um atleta famoso, etc.)
- Eventos (Carnaval do Rio de Janeiro, Bienal do Livro, Oktoberfest, etc.)
- Pessoas (artistas, atletas, modelos, etc.)
- Lugares (Serra da Canastra, Estrada Real, Olinda, etc.)
- Propriedades (residências, apartamentos, galpões, etc.)
- Empresas (franquias, aquisições, fusões, etc.)
- Informações (relatórios setoriais, audiências de televisão, newsletters, etc.)
- Ideias (políticas, religiosas, projetos, etc.)
Como é possível ver, existem diversas ofertas a serem realizadas, de forma conjunta ou isolada pelos ofertantes que, em troca, receberão uma oferta do comprador ou adquirente, pois, deve-se lembrar, que os princípios de marketing podem ser aplicados em negócios com contrapartida financeira ou não, como por exemplo, as ONGs e serviços públicos em geral, que possuem tipos diferentes de contrapartida, como por exemplo, o trabalho voluntariado (no caso de uma ONG) ou o empréstimo de livros (no caso de uma biblioteca pública).
Este conceito é ainda mais abrangente e complexo, pois as ofertas realizadas podem ser diferenciadas com relação à sua categoria e tipo de produto/oferta.
Com relação às categorias, os produtos podem ser bens de consumo ou produtos organizacionais. Os bens de consumo se subdividem em tipos de produtos de conveniência, de compra comparada, de compra por especialidade e produtos não procurados. E, os produtos organizacionais, por sua vez, são os tipos de ofertas de bens de capital, os insumos e matérias primas, os acessórios e os serviços empresariais.
Complementando a classificação das ofertas, há a questão do níveis da oferta, isto é, quão completas estão as ofertas realizadas pela empresa.
Neste quesito, tudo parte de um benefício central, que se transforma em um produto básico. Quanto mais adereços (complementos) são adicionados à essa oferta, mais ampliada ela se torna e, por consequência, mais valorosa para aquele que a adquire, caso perceba os diferenciais agregados.
Esse tema é parte integrante do projeto de capacitação O caminho da estratégia.
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