Lojista, pare de enganar seu cliente

Administração Financeira

Aprenda de uma vez, os juros estão inseridos em cada uma das parcelas que você paga.

Lojistas usam de diversas boas estratégias para convencer seus clientes a comprar, mas algumas outras… Usam a ignorância sobre certas manobras para tirar vantagens. Por isso, fica já o apelo: “Lojista, pare de enganar seu cliente”.

Isso porque certo dia passei em frente de uma loja multimarcas de bairros, em  Joinville (SC) e, por toda sua fachada estava estampada a “promoção” do momento.

50% de desconto à vista ou em 4x sem juros.

Para mim, isso é enganação – e das grandes.

Está-se enganando o cliente e cobrando-se dele 100% de juros para o pagamento à prazo. Clientes, compradores, usuários, não se deixem enganar por discursos que não se sustentam.

Todos os professores de administração financeira que eu tive disseram que “não existe café de graça”.

Explicarei o porquê de pensar assim nos próximo parágrafos.

Numa negociação, você sempre parte do valor à vista. Então, vamos dizer que, neste caso, o valor seja $50,00.

No pagamento à prazo, o cliente está pagando $100,00, isto é, com 100% de juros sobre o valor inicial.

Use o Excel que você tem no seu computador e digite a seguinte fórmula na linha de comando: =TAXA(4;;-50;100), onde:

  • 4 é o número de parcelas;
  • -50 é o valor à vista (negativo por conta da fórmula);
  • 100 é o valor final à ser pago.

O valor que se consegue com estes parâmetros é a exorbitante taxa de juros de 18,92% ao mês.

Entendem: 18,92% ao mês de juros. Qual é a operação financeira que você faz que lhe dá tamanho rendimento? Por isso, repito: lojista, pare de enganar seu cliente.

Provavelmente é o que o dono da loja tem que pagar para descontar os títulos/cheques/promissórias dos pagamentos adiantados que ele recebe. Bancos de desconto de títulos ganham aproximadamente isso, dependendo do risco do cliente (que neste caso é o lojista, não você). Em alguns casos, até sobra dinheiro para o lojista, não para você.

O que eu desejo é que você pare para pensar e deixe de ser enrolado por esses discursos enganadores, que se propagam por todos os setores e indústrias.

Imóveis, automóveis… Nenhum deles escapa.

Discursos como: “Pague a entrada e o saldo em ‘n’ vezes sem juros”.

Consumidor, não se deixe enganar. Aprenda de uma vez, os juros estão inseridos em cada uma das parcelas que você paga. Acabe com essa enganação que se propaga há muitos anos em nosso processo comercial. Exija transparência, exija desconto para pagamento à vista.

Afinal de contas, se eu lhe devo dinheiro, você prefere que eu o devolva para você de uma vez só ou em 4x sem juros? Só um pai faz esse negócio. Ninguém mais. Ou você pensa que o funcionário ou gerente da concessionária, da imobiliária ou do banco é seu amigo?

Amigos, amigos. Negócios à parte. Isso já se diz há muito tempo no universo dos negócios. Você ainda não entendeu a mensagem?

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.

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2 thoughts on “Lojista, pare de enganar seu cliente”

  1. Um pouco de civilidade nas relações comerciais costuma trazer benefícios ao comércio como um todo. Esse tipo de truque apenas engana os mais bobos e prejudica mais do que beneficia ao conjunto do mercado.

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