Nesta vida, tudo tem o seu tempo. E, dizem, “há o tempo dos homens e há o tempo de Deus”, bem como dizem que “há o tempo de plantar e o tempo de colher”.
Além disso, diversas teorias psicológicas fazem correlação a fases da vida, períodos de 6, 7, 10 anos de nossas vidas, em que cada período possui implicações no comportamento e decisões tomadas pelos indivíduos.
Há algum tempo, decidi ser empreendedor. Primeiro, de um pequeno escritório de Desktop Publishing, a MAK Desktop Publishing, onde basicamente formatava trabalhos de graduação nas normas das faculdades. Com o passar do tempo e aquisição de conhecimento, evoluí para um estúdio de comunicação, a Total Comunicação.
Neste empreendimento, passei a trabalhar com clientes maiores e comecei a ver, também, a influência da comunicação na estratégia das empresas e sua implicação numa coisa maior, o marketing. Novamente, após um período de aprimoramento do conhecimento e amadurecimento de estratégias, a Total Comunicação passou a se chamar HBK Consultoria* e, o objeto social também mudou. Agora, a empresa é focada na gestão empresarial, mais precisamente, em estratégia e em marketing.
E, como dizem na padaria, “o sonho acabou”.
Acabou não, está saindo nova “fornada”.
Deve-se saber a hora de “dar um tempo”, aliar o seu sonho ao sonho de um outro. Até porque, um sonho que se sonha sozinho não se realiza, não se concretiza.
Meu produto (o EU S/A) está partindo para novos horizontes. Há um mercado inteiro a ser explorado. Meu modelo de negócio está pronto, porém em constante mutação, amadurecimento e aprimoramento.
E, muitas vezes, empresas pecam por não entender o ciclo de vida de seus produtos. O tempo das suas coisas. Os produtos/processos/serviços nascem (surgem, são criados, desenvolvidos), são introduzidos no mercado e, lentamente, vão tomando corpo, até que crescem, como os adolescentes.
Nesta fase, geralmente chegam os concorrentes, que “descobrem” sua inovação e começam a brigar no mercado, com suas próprias versões para o seu produto, geralmente, copiando o que você fez e dando uma “cara nova”.
A esta altura, seu produto já entra na fase de maturação, em que se estabilizam as vendas e tudo corre praticamente em perfeita harmonia, até que chega o momento do declínio. A margem de contribuição não é mais a mesma, as vendas despencam, até que o produto é (pelo menos deveria ser) retirado de circulação ou se faz uma reformulação, adaptando novos recursos e/ou soluções a ele.
Nem sempre se tem real percepção do timing de cada uma das fases. Para isso é preciso visão estratégica, acompanhamento de indicadores e pulso firme. Cada fase possui estratégias diferenciadas de precificação, distribuição, produção e comunicação, pelo menos.
Tal como na vida de cada um, os produtos nas empresas de cada um também sofrem mutações com o tempo. É preciso estar atento, para não se perder o tempo das coisas.
Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.
Publicado originalmente no Farol Comunitário
*A HBK Consultoria também não existe mais – por um período me dediquei exclusivamente ao setor educacional e agora retorno à prestação de serviços.