Análise do Ambiente de Negócios

Análise do Ambiente de NegóciosÉ altamente recomendado que as empresas realizem uma análise do ambiente de negócios, para verificar as alterações acontecidas no cenário competitivo em que a empresa atua.

Não só com relação à concorrência, mas com relação às oportunidades e às ameaças que se apresentam no macroambiente, para verificar se está preparada ou não para aproveitá-los, no caso de oportunidades, ou evitá-los e enfrentá-los, quando se fala em ameaças.

A partir disso, verificar como é o modelo de negócios da empresa e compará-lo com o dos concorrentes, buscando identificar onde poderiam ser realizados esforços para criar (ou demonstrar) diferenciais.

Esta análise serve de base para a tomada de decisões estratégicas na organização, no curto e médio prazo, pois o ambiente está em constante mutação.

A análise do ambiente de negócios

Você conhece o ambiente de negócios da sua empresa? Quando foi a última vez que realizou uma análise dele? Com que periodicidade você realiza essa análise?

A análise que realizado consiste na aplicação de uma série de ferramentas e questionários para retratar a real situação da sua empresa com relação aos seus concorrentes diretos e indiretos bem como a influência dos agentes do micro e do macroambiente de negócios na sua empresa, refinando o seu potencial de tomada de decisão.

As principais ferramentas utilizadas são:

  • Business Model Generation (BMG ou Canvas)
  • Análise das Forças Competitivas de Porter
  • Análise dos principais elementos do macroambiente de negócios (oportunidades e ameaças)
  • Análise dos principais elementos do microambiente de negócios (forças e fraquezas)
  • Análise SWOT

Entre em contato e agende uma conversa para conhecer esse serviço que presto para a sua empresa.