Análise do Ambiente de Negócios

É altamente recomendado que as empresas realizem uma análise do ambiente de negócios, para verificar as alterações acontecidas no cenário competitivo em que a empresa atua.

Não só com relação à concorrência, mas com relação às oportunidades e às ameaças que se apresentam no macroambiente, para verificar se está preparada ou não para aproveitá-los, no caso de oportunidades, ou evitá-los e enfrentá-los, quando se fala em ameaças.

A partir disso, verificar como é o modelo de negócios da empresa e compará-lo com o dos concorrentes, buscando identificar onde poderiam ser realizados esforços para criar (ou demonstrar) diferenciais.

Esta análise serve de base para a tomada de decisões estratégicas na organização, no curto e médio prazo, pois o ambiente está em constante mutação.

A análise do ambiente de negócios

Você conhece o ambiente de negócios da sua empresa? Quando foi a última vez que realizou uma análise dele? Com que periodicidade você realiza essa análise?

A análise que realizado consiste na aplicação de uma série de ferramentas e questionários para retratar a real situação da sua empresa com relação aos seus concorrentes diretos e indiretos bem como a influência dos agentes do micro e do macroambiente de negócios na sua empresa, refinando o seu potencial de tomada de decisão.

As principais ferramentas utilizadas são:

  • Business Model Generation (BMG ou Canvas)
  • Análise das Forças Competitivas de Porter
  • Análise dos principais elementos do macroambiente de negócios (oportunidades e ameaças)
  • Análise dos principais elementos do microambiente de negócios (forças e fraquezas)
  • Análise SWOT

Entre em contato e agende uma conversa para conhecer esse serviço que presto para a sua empresa.