É altamente recomendado que as empresas realizem uma análise do ambiente de negócios, para verificar as alterações acontecidas no cenário competitivo em que a empresa atua.
Não só com relação à concorrência, mas com relação às oportunidades e às ameaças que se apresentam no macroambiente, para verificar se está preparada ou não para aproveitá-los, no caso de oportunidades, ou evitá-los e enfrentá-los, quando se fala em ameaças.
A partir disso, verificar como é o modelo de negócios da empresa e compará-lo com o dos concorrentes, buscando identificar onde poderiam ser realizados esforços para criar (ou demonstrar) diferenciais.
Esta análise serve de base para a tomada de decisões estratégicas na organização, no curto e médio prazo, pois o ambiente está em constante mutação.
A análise do ambiente de negócios
Você conhece o ambiente de negócios da sua empresa? Quando foi a última vez que realizou uma análise dele? Com que periodicidade você realiza essa análise?
A análise que realizado consiste na aplicação de uma série de ferramentas e questionários para retratar a real situação da sua empresa com relação aos seus concorrentes diretos e indiretos bem como a influência dos agentes do micro e do macroambiente de negócios na sua empresa, refinando o seu potencial de tomada de decisão.
As principais ferramentas utilizadas são:
- Business Model Generation (BMG ou Canvas)
- Análise das Forças Competitivas de Porter
- Análise dos principais elementos do macroambiente de negócios (oportunidades e ameaças)
- Análise dos principais elementos do microambiente de negócios (forças e fraquezas)
- Análise SWOT
Entre em contato e agende uma conversa para conhecer esse serviço que presto para a sua empresa.