Pode parecer insensato eu dizer que sua empresa não tem problemas financeiros quando a maior para das pessoas e empresários reclama disso, mas é a mais pura verdade. As finanças empresariais exclusivamente medem o resultado atingido pela empresa.
Se ele é positivo ou negativo, afirmo novamente, é consequência do resultado das operações da empresa.
O grande problema, é que os empresários, em sua maioria, tendem a procurar uma consultoria quando a corda aperta no pescoço ou sente a principal dor: a do bolso, dando pouca margem ao trabalho do consultor.
Não há milagre.
Afinal, reflita comigo:
– Você tem uma máquina de imprimir dinheiro nos fundos de sua empresa?
– Compra papel moeda da Casa da Moeda ou de um fornecedor qualquer?
– Cunha moedas com valor monetário válido?
– Se você respondeu sim a qualquer um dos questionamentos, CUIDADO, a polícia pode estar atrás de você.
Como já disse, as finanças medem o resultado das operações.
Dos esforços feitos de marketing, do desempenho dos processos internos e, também, do esforço das pessoas, as outras perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), ferramenta desenvolvida por Kaplan e Norton.
A forma correta de se ler (ou interpretar) o BSC é de baixo para cima, em uma sequência de objetivos correlacionados no esquema causa-consequência, envolvidos por um tema estratégico.
O problema financeiro que sua empresa estiver passando, pode ser um reflexo de queda de vendas, produtos com baixa qualidade percebida, precificação errônea, má contratação de funcionários, clima organizacional ruim, altos custos, despesas exacerbadas e muitos outros, que, como se pode ver, não são diretamente relacionados à finanças. Volto a afirmar: FINANÇAS MEDEM, não criam nada, não vendem nada, não produzem nada.
Conte com a ajuda do seu consultor. Não tem um ainda? Procure um, consulte um. O consultor empresarial é como o médico da família, que deveria ser regularmente consultado, para se evitar problemas de saúde, o que sempre é mais recomendado.
Apesar de os resultados financeiros (balanço patrimonial e DRE) dizerem muito sobre sua empresa e servirem de base para encontrar os pontos fracos da organização, que estão gerando o desconforto financeiro, através de mecanismos de análise e indicadores financeiros, não são exclusivos nem universais – não revelam toda a verdade.
Ah, você pensa que consultor é caro para sua empresa? Só pergunto uma coisa: quanto custa uma consulta no seu médico de confiança, que não dura mais do que 15-20 minutos? Estamos falando da saúde, da sua empresa, que é – quase certamente – a sustentação econômica da sua família e de seus colaboradores/funcionários.
Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.
Publicado originalmente no Farol Comunitário