Definição de Administração

A principal definição de Administração é que é uma ciência produzida a partir de um caldo muito vasto e rico, que possui elementos de diversas outras ciências, como a psicologia, a matemática, a biologia, a sociologia, e a economia entre outras.

Aliás, os princípios da Administração remontam aos tempos Bíblicos, em que já se realizava, a grosso modo, a contabilidade dos rebanhos, já havia a hierarquia (com estudos aprofundados por Weber na burocracia), a intenção do lucro, e várias outras intercorrências.

Então, a pesar de ter seus escritos oficiais e acadêmicos recentes, pois o início “oficial” da Administração é datado da Revolução Industrial, com os primeiros escritos de Taylor e Fayol, é uma ciência que possui bases bem antigas.

Por beberem do seu caldo formador, os profissionais da Administração tendem a possuir uma visão ampla, sistêmica e holística do negócio, dos impactos que a empresa gera no ambiente em que está inserida e dos agentes que geram impactos sobre a empresa, em diversas frentes.

Desta forma, ser administrador não é simplesmente dar ordens, é entender as pessoas que com ele trabalham, é entender como as rotinas funcionam e dar ordem às coisas, e colaborar com a sustentabilidade econômica, social e ambiental da empresa, visando a satisfação dos interesses dos diversos envolvidos.

Gostou desta explicação sobre a definição de administração?

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.