Definição de Organização

A definição de organização é bastante ampla, com diversas aplicações, mesmo dentro da Administração.

Para Richard Hall, em sua obra Organização, é definida (de forma simples) como a união de duas ou mais pessoas em torno de um objetivo comum, não necessariamente em uma empresa. Podem ser iniciativas pessoais, como, o empenho de uma família em definir, planejar e executar uma viagem de férias, como o item 6 da imagem do post.

Organização pode significar a empresa como um todo, como por exemplo, “A organização XPTO planeja iniciar sua internacionalização no próximo semestre”, como as definições 2 e 3 da imagem que ilustra o post.

Um outro uso que pode ser dado à palavra é com relação ao ato de organizar: “A organização da empresa segue os preceitos do 5S” (significando “arrumação”), como remete o item 1 da figura que ilustra o post.

Então, além de aplicar a palavra em um texto, é preciso determinar o contexto de aplicação, para que a definição de organização não fique mal entendida.

É possível, inclusive, utilizar a expressão “organizar a organização”, o que parece estranho, mas possui significado. Esta frase diz que é preciso colocar ordem na empresa.

Outra questão, vinculada ao uso no sentido de arrumar, dar ordem. É possível ordenar (ou organizar) processos e tarefas, dando-os sentido e orientação e também no que tange à verificar se todas as condições necessárias para a execução de determinada ação estão presentes.

O mais importante é saber que sem organização (ordem) não há organização (empresa). Não é possível ter bom desempenho sem o mínimo de organização.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.