Nas últimas semanas, estivemos (brasileiros) envolvidos, novamente, em um escândalo sobre a ganância de alguns segmentos da supply-chain da produção de leite.
Adição de elementos até cancerígenos, segundo alguns relatos e análises, que podem matar uma pessoa.
Este não foi e, lamentavelmente, não será o último escândalo envolvendo produtos alimentícios no Brasil e, tristemente, novamente, não haverá punição aos realmente culpados por este crime.
Alguns peões e peixes pequenos pagarão por este crime, claro.
E isto leva a uma nova análise: diante tantos escândalos, e não importando o ramo de atuação da sua empresa, o quanto seu cliente confia no seu produto?
Ultimamente, não importa a marca do leite que usemos aqui em casa, sempre que preparo o achocolatado do meu filho, dou uma testada. Voltamos a ter a necessidade do “provador oficial de alimentos” para evitar a contaminação de quem amamos.
E isto vale para todos os segmentos. Não se compra mais nada com segurança, ainda mais com a questão da “obsolescência programada” dos produtos. Computadores, impressoras, televisores, roupas, assinaturas…
Se você comprou algo, nos últimos dias, com absoluta certeza de ter feito um bom negócio, comente abaixo. E, em quantas destas compras, você foi lesado? Apesar de todas as “conquistas” do Código de Defesa do Consumidor, ainda engatinhamos nestas questões.
Por que tantas pessoas brasileiras fazem suas compras e viajam a lazer aos EUA? Além da questão preço, há a questão respeito ao consumidor. Somos muito mais respeitados e melhor atendidos no exterior do que em nosso próprio país.
Quem já viajou à Disney, levante a mão se foi mal atendido. Agora, quem já foi à Bahia e foi mal atendido?
A que ponto chegamos no Brasil. O cúmulo do desrespeito ao consumidor, à saúde e à vida de terceiros por parte de produtores e industriários. Nossas leis são criadas para favorecer o violador, o criminoso; os julgamentos não terminam; são esquecidos.
Vivemos em um país que precisa ainda aprender muito. Somos consumidores que ainda precisamos aprender muito. E, enquanto isso, vamos sendo achincalhados publicamente por pessoas sem qualquer escrúpulo que, quando cobrados ou descobertos, usam daquele velho discurso: “eu não sabia”.
E o seu cliente? Confia no seu produto? Você entrega o que promete?
Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.
Publicado originalmente no Farol Comunitário