A missão da MISSÃO

Muitas empresas despendem recursos no desenvolvimento de uma missão pasteurizada, que não desafia nem orienta os funcionários

Muitas empresas despendem recursos no desenvolvimento de uma missão pasteurizada, que não desafia nem orienta os funcionários

É ótimo ver nas empresas os lindos quadros que adornam suas recepções, envoltos – na maioria dos casos – por ricas  molduras, geralmente douradas. Usualmente, estas missões usam termos pomposos, cultos, e respondem, meticulosamente, o que a empresa faz. E aí que está um grande problema. São, em grande parte, textos longos, difíceis de memorizar e, por isso, difíceis de colocar em prática.

A título de exemplo, vejamos a missão de um dos maiores grupos financeiros do Brasil, o Bradesco:

Fornecer soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros com agilidade e competência por meio da inclusão bancária e da promoção da mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de relacionamentos duradouros para a criação de valor aos acionistas e a toda a sociedade.

Outra empresa, listada na Bolsa, a Wiest, do ramo de peças automotivas, possui a seguinte visão, que também ilustra nosso ponto:

Oferecer soluções tubulares para o mercado industrial, automotivo e de reposição, excedendo a expectativa dos clientes e assegurando a satisfação dos acionistas, dos colaboradores e da comunidade.

E, na linha das empresas públicas, vejamos o exemplo da Petrobras:

Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Os exemplos acima, são longos, de difícil memorização e, certamente, aplicação plena. A mensagem deve ser direta, de fácil memorização, que, em poucas palavras, passe a qualquer pessoa, o que a empresa faz e, pelo fácil entendimento de sua mensagem, foco na aplicação e no sentido da empresa. Vejamos, por exemplo, a missão do Wal-Mart, gigante multinacional do varejo:

Our mission is to save people money so they can leave better
(Nossa missão é economizar o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor)

Um outro exemplo, de outra área de atuação, a Vale, do ramo de mineração:

Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável

E o da Disney, então, incomparável:

To make people happy
(Fazer as pessoas felizes)

E, sobre este, podemos ilustrar com alguns exemplos sua aplicação. Por exemplo, a Disney não possui funcionário, possui ELENCO. E, como em qualquer filme ou desenho animado, o ELENCO possui PAPÉIS e sua vestimenta é um FIGURINO. Quer dizer, foram abolidos os “cargos” e os “uniformes”. E todos trabalham para consumar a missão da empresa, fazer as pessoas felizes.

Funcionários, desculpem, o Elenco desenvolve soluções inteligentes para ajudar os clientes, resolver seus problemas, compreender suas necessidades, além de ouvir e entender.

Óbvio que a Disney é um exemplo à parte nesta questão, mas é um benchmark, um exemplo a ser seguido e buscado, o estado da arte na questão de Missão Empresarial e sua aplicação.

Assim, fuja das missões pasteurizadas, que somente ilustram recepções empresariais, para fazer bonito aos visitantes. Faça bonito aos seus clientes, que são o que realmente importa ao seu negócio.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.

Até a próxima.