As ferramentas do Plano de Negócio

As ferramentas do Plano de NegócioAs ferramentas do plano de negócio são muitas, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Algumas se adequam melhor a este ou aquele grupo de negócios. Não há uma fórmula certa.

Porém, algumas ferramentas são essenciais para a elaboração do plano de negócio.

A ideia deste texto não é explorar a fundo cada uma delas, mas apresentar seus principais elementos e a razão de serem importantes para o plano de negócio em si.

Para mim, são três as principais ferramentas do plano de negócio: BMG (Business Model Generation), Análise SWOT e Análise de Concorrência.

Vamos à explanação de cada uma delas, para que você entenda a importância de cada uma.

BMG (Business Model Generation)

Essa ferramenta, também conhecida no Brasil como Canvas, mostra como o negócio gera lucro a partir de um diferencial competitivo.

O BMG analisa nove (9) áreas de um negócio qualquer, dentro de um mercado:

  • Perfil do cliente
  • Proposta de valor
  • Relacionamento com o cliente
  • Canais de entrega
  • Fontes de receita
  • Atividades chave
  • Recursos chave
  • Principais parcerias
  • Estrutura de custos

Eu recomendo, sempre, aplicar a ferramenta duas vezes. Na primeira vez, analisando o mercado como um todo, isto é, como (generalizando) as diversas empresas daquele segmento se comportam, para entender o funcionamento da maioria dos concorrentes diretos.

A segunda aplicação da ferramenta é para a criação do diferencial real da empresa, isto é, conhecendo o funcionamento do mercado como um todo, o que este novo negócio proporá de diferencial para se destacar e, principalmente, manter-se em destaque, atraindo (e mantendo) os clientes.

Análise SWOT

A Análise SWOT faz um cruzamento entre os aspectos positivos e negativos internos e/ou próximos da empresa (forças e fraquezas) perante os agentes do macroambiente (oportunidades e ameaças).

É um tanto difícil implementar essa análise da negócios novos, pois as informações ainda são escassas, porém em empresas já instaladas que desejam realizar o lançamento de um novo produto qualquer ou realizar um movimento de expansão, é de extrema importância.

O mais importante da realização da análise SWOT é perceber em quais fatores a empresa se destaca e quais podem ser alvo de melhorias, bem como perceber, nos agentes macro aqueles que podem auxiliar e/ou prejudicar suas intenções.

A completa aplicação da ferramenta possibilita, ainda, a identificação de ações estratégicas a implementar.

Análise da Concorrência (5 Forças de Porter)

Esta ferramenta analisa 5 fatores que podem prejudicar a instalação da sua iniciativa, fatores que concorrem com o sucesso da sua iniciativa.

Esses 5 fatores são:

  • Novos entrantes
  • Produtos substitutos
  • Fornecedores
  • Clientes
  • Concorrência instalada

Você deve se perguntar como fornecedores e clientes podem concorrer com o sucesso da iniciativa, ao que eu respondo que, de forem muito poucos fornecedores ou muito poucos clientes, eles têm capacidade de “matar” o seu negócio, propondo condições de compra e/ou venda proibitivas.

Essas três são as ferramentas do plano de negócio essenciais. Existem outras que podem colaborar ainda mais na elaboração, tornando-a mais assertiva ainda, porém começa-se a entrar nas particularidades de cada mercado, o que não é a intenção.

Espero ter contribuído.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.

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