As ferramentas do plano de negócio são muitas, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Algumas se adequam melhor a este ou aquele grupo de negócios. Não há uma fórmula certa.
Porém, algumas ferramentas são essenciais para a elaboração do plano de negócio.
A ideia deste texto não é explorar a fundo cada uma delas, mas apresentar seus principais elementos e a razão de serem importantes para o plano de negócio em si.
Para mim, são três as principais ferramentas do plano de negócio: BMG (Business Model Generation), Análise SWOT e Análise de Concorrência.
Vamos à explanação de cada uma delas, para que você entenda a importância de cada uma.
BMG (Business Model Generation)
Essa ferramenta, também conhecida no Brasil como Canvas, mostra como o negócio gera lucro a partir de um diferencial competitivo.
O BMG analisa nove (9) áreas de um negócio qualquer, dentro de um mercado:
- Perfil do cliente
- Proposta de valor
- Relacionamento com o cliente
- Canais de entrega
- Fontes de receita
- Atividades chave
- Recursos chave
- Principais parcerias
- Estrutura de custos
Eu recomendo, sempre, aplicar a ferramenta duas vezes. Na primeira vez, analisando o mercado como um todo, isto é, como (generalizando) as diversas empresas daquele segmento se comportam, para entender o funcionamento da maioria dos concorrentes diretos.
A segunda aplicação da ferramenta é para a criação do diferencial real da empresa, isto é, conhecendo o funcionamento do mercado como um todo, o que este novo negócio proporá de diferencial para se destacar e, principalmente, manter-se em destaque, atraindo (e mantendo) os clientes.
Análise SWOT
A Análise SWOT faz um cruzamento entre os aspectos positivos e negativos internos e/ou próximos da empresa (forças e fraquezas) perante os agentes do macroambiente (oportunidades e ameaças).
É um tanto difícil implementar essa análise da negócios novos, pois as informações ainda são escassas, porém em empresas já instaladas que desejam realizar o lançamento de um novo produto qualquer ou realizar um movimento de expansão, é de extrema importância.
O mais importante da realização da análise SWOT é perceber em quais fatores a empresa se destaca e quais podem ser alvo de melhorias, bem como perceber, nos agentes macro aqueles que podem auxiliar e/ou prejudicar suas intenções.
A completa aplicação da ferramenta possibilita, ainda, a identificação de ações estratégicas a implementar.
Análise da Concorrência (5 Forças de Porter)
Esta ferramenta analisa 5 fatores que podem prejudicar a instalação da sua iniciativa, fatores que concorrem com o sucesso da sua iniciativa.
Esses 5 fatores são:
- Novos entrantes
- Produtos substitutos
- Fornecedores
- Clientes
- Concorrência instalada
Você deve se perguntar como fornecedores e clientes podem concorrer com o sucesso da iniciativa, ao que eu respondo que, de forem muito poucos fornecedores ou muito poucos clientes, eles têm capacidade de “matar” o seu negócio, propondo condições de compra e/ou venda proibitivas.
Essas três são as ferramentas do plano de negócio essenciais. Existem outras que podem colaborar ainda mais na elaboração, tornando-a mais assertiva ainda, porém começa-se a entrar nas particularidades de cada mercado, o que não é a intenção.
Espero ter contribuído.
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