Como elaborar um plano de negócio

Como elaborar um plano de negóciosÉ importante para qualquer gestor saber como elaborar um plano de negócio, pois são úteis em diversos momentos.

O principal uso do plano de negócio ainda é na colocação em prática de uma iniciativa empreendedora, no início de uma empresa nova, momento em que deve servir como suporte às decisões do empreendedor, facilitando a análise de diversos cenários, mostrando a tendência de sucesso (ou não) da iniciativa.

Porém, o plano de negócio também pode ser aplicado em empresas já instaladas, como por exemplo, no lançamento de um novo produto ou serviço, na abertura de uma nova loja ou unidade fabril, na ampliação do parque industrial e em diversos outros momentos.

Quer dizer, em qualquer iniciativa que se queira fazer algo novo, diferente e, por isso, é preciso saber como elaborar o plano de negócio.

Como é conhecimento comum, existem diversas atividades, diversos modelos de negócios, diversas profissões e tipos de empresas, que possuem, cada qual, suas particularidades.

Desta forma, é difícil apresentar um modelo de plano de negócio que seja completo para cada especificidade, mas há aspectos em comum a todos eles, por exemplo, todos os negócios possuem públicos-alvo, diferentes entre si, mas dentro de uma mesma variável.

Assim, tentarei ser o mais abrangente possível na explicação, para que o modelo proposto caiba na maior amplitude possível de atividades.

Passo a passo para elaborar o plano de negócio

A primeira parte de um plano de negócio é a VISÃO GERAL, isto é, o que se pretende fazer, qual é a ideia, qual é o produto ou serviço, para que não se perca de vista o que se tem em mente, o fator idealizador, sendo o mais específico possível, isto é, descrevendo todos os fatores pertinentes ao negócio.

Se tomarmos como exemplo uma fábrica de bebidas gasosas não alcoólicas (refrigerantes), deve-se pensar, principalmente, nos sabores e nos formatos (tamanhos) a serem fabricados, inicialmente.

Essa fase é importante para se poder identificar diversas questões legais, como o enquadramento jurídico (impostos) e, no caso citado, sanitários.

O passo seguinte é a ANÁLISE DO MERCADO, que envolve diversos fatores, como concorrência estabelecida, público-alvo, demanda, preço praticado, distribuição, fornecedores, forma de comercialização e diversos outros. É uma parte importante do plano de negócio, pois determina as condições de operação do negócio em estudo. Sobre esses temas, existem diversos textos aqui mesmo que você pode consultar.

Dando sequência ao plano de negócio, a ELABORAÇÃO DO PLANO DE MARKETING, uma vez que no passo anterior foi realizada a análise do mercado. Agora é hora de definir quais serão as estratégias que este novo negócio adotará, principalmente no tocante às estratégias de distribuição, precificação e comunicação, uma vez que o produto (ou serviço) já deve ter sido descrito a primeira parte (Visão Geral). O que pode ser acrescentado aqui são os diferenciais do produto/serviço que será oferecido, isto é, o que será feito de diferente do que os concorrentes já estabelecidos.

Para que o plano de marketing funcione a contento, é preciso que seja definido, logo na sequência, o PLANO OPERACIONAL, isto é, como serão produzidos os produtos/serviços que serão disponibilizados. Aqui entram os itens de capital necessários (máquinas e instalações), os insumos e matérias primas, os serviços auxiliares e muitos outros, da produção à venda. Devem ser definidos, também, os descritivos profissionais (plano de cargos e salários) e a melhor forma de adequá-los dentro do organograma da empresa.

Com o plano de marketing e o de operações em mãos, passa-se ao PLANO FINANCEIRO, que deve conter as possíveis formas de patrocínio (investidores, empréstimos, recursos próprios) quanto as possíveis receitas, oriundas das vendas. Além disso, devem fazer parte os custos de produção e as despesas administrativas e comerciais, para que se tenha o maior número de informações, o que produz uma análise mais acurada.

O quanto mais realistas forem as informações levantadas, melhor. Um dos maiores inimigos dos planos de negócios são as informações tendenciosas a maior no que tange a informações comerciais e a menor no operacional, isto é, espera-se o melhor cenário possível com altas vendas e baixo custo operacional, o que, raramente é conseguido.

Espero ter colaborado com o sucesso da sua iniciativa.

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