Há muito o que se aprender com o serviço de Consultoria para PME, porém empresários de micro e pequenas empresas possuem calafrios quando se cogita vender um programa de consultoria para suas empresas. E não importa a área de atuação da consultoria, sempre é uma dificuldade grande “abrir” um cliente quando se mistura consultoria e empresa de pequeno ou micro porte.
Mas o que será que gera esse incômodo nestes empresários?
Por que empresários de PME têm receio de consultorias?
Podem ser levantados alguns pressupostos para que haja este comportamento por parte dos empresários de micro e pequenas empresas:
- Desconhecimento: o empresário não sabe o que a consultoria pode fazer pela sua empresa, e não procura saber. Porém, está cercado de empresas/fornecedores que lhe prestam consultoria: agência de publicidade (pelo menos), suporte em tecnologia da informação e associações empresariais, entre outros, que lhes prestam consultoria e assessoria em diversas áreas.
- Desconfiança: o desconhecimento e o excesso de opções gera desconfiança, acentuados pelo disse-que-disse das conversas, que acabam generalizando a atuação das consultorias com base em um ou dois testemunhos contrários. Nossa dica é que ouça todos os envolvidos, inclusive as empresas de consultoria e, então, forme sua opinião.
- Autoconfiança demasiada: o empreendedor é um otimista autoconfiante nato. Confia muito em sua perícia, em sua capacidade, em sua técnica, porém, apesar de o perfil do empresário da micro e pequena empresa estar mudando, conforme apontam as pesquisas publicadas pelo Sebrae, ele não consegue ter todo o conhecimento sobre todas as questões que envolvem uma empresa e sua administração.
- Más experiências passadas: alguns empresários podem, ainda, terem passado por más experiências, tendo sido vítimas de falsos consultores que cobraram muito e pouco ofereceram, não se pode ver o benefício esperado. Cabe aqui a mesma reflexão que no item desconfiança: reanalisar a situação, ver onde cada parte errou e evitar que aconteça novamente, ao se contratar uma nova consultoria.
- Sentimento que “consultoria é coisa cara”: primeiro que o sentimento de caro/barato é interpretado por diversas nuances. Segundo, o que é mais caro: fazer alguma coisa ou não fazer nada? Saber onde sua empresa poderia estar acertando se mudasse pequenas coisas ou não ter esse conhecimento?
Benefícios da consultoria para PME
O potencial agravante desta situação é que o empresário da micro e pequena empresa – até pelas características do empreendimento – é o que mais pode se beneficiar com a contratação de consultoria para PME. E eis alguns deles:
- Atendimento pontual: dentro de uma área específica da administração/gestão da empresa, o consultor aponta as oportunidades de melhoria que a empresa pode adotar, que pode gerar resultados que pagarão a consultoria caso implementado;
- Conhecimento acumulado: o consultor possui conhecimento específico e embasado em experiências passadas, agilizando o processo de resolução do problema, diferente de um profissional contratado pela empresa, que se “vicia” naquele processo;
- Visão externa: a opinião de uma terceira visão sobre determinado assunto da gestão da empresa pode abrir os horizontes do empresário, colaborando com a melhoria de processos, inovação em produtos, abertura de mercados, etc.
- Trabalho por contrato: não havendo o vínculo empregatício, o empresário se vê livre de inúmeras burocracias que envolveriam a contratação de um funcionário para resolver determinado problema na empresa. O consultor entra, faz seu trabalho e sai, ficando a seu cargo os encargos trabalhistas, previdenciários e legais.
- Capacitação constante: pela característica nômade de seu trabalho, o consultor está em constante contato com diversas alternativas e situações que colaboram com o crescimento do número de opções que pode ser oferecido para a melhoria da sua empresa.
Reforçando: consultores não são seres de outro mundo, que vivem engravatados, com pose de superioridade. Em sua maioria, são pessoas como você, empresários de micro e pequena empresa, com suas dificuldades, necessidades e que optaram por vender seu conhecimento, não um produto embalado ou tangível.
Espero ter contribuído para a criação de maior confiança no trabalho das consultorias que visam atender as micro e pequenas empresas, com produtos, serviços e valores condizentes com a realidade deste público.
Eu presto serviços de consultoria em temas ligados à marketing, planejamento estratégico e projetos. Conheça minhas propostas.
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