Há muito o que se aprender com o serviço de Consultoria para PME, porém empresários de micro e pequenas empresas possuem calafrios quando se cogita vender um programa de consultoria para suas empresas. E não importa a área de atuação da consultoria, sempre é uma dificuldade grande “abrir” um cliente quando se mistura consultoria e empresa de pequeno ou micro porte.
Mas o que será que gera esse incômodo nestes empresários?
Por que empresários de PME têm receio de consultorias?
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Programas de consultoria podem colaborar de diversas formas na gestão de PMEs
Podem ser levantados alguns pressupostos para que haja este comportamento por parte dos empresários de micro e pequenas empresas:
- Desconhecimento: o empresário não sabe o que a consultoria pode fazer pela sua empresa, e não procura saber. Porém, está cercado de empresas/fornecedores que lhe prestam consultoria: agência de publicidade (pelo menos), suporte em tecnologia da informação e associações empresariais, entre outros, que lhes prestam consultoria e assessoria em diversas áreas.
- Desconfiança: o desconhecimento e o excesso de opções gera desconfiança, acentuados pelo disse-que-disse das conversas, que acabam generalizando a atuação das consultorias com base em um ou dois testemunhos contrários. Nossa dica é que ouça todos os envolvidos, inclusive as empresas de consultoria e, então, forme sua opinião.
- Autoconfiança demasiada: o empreendedor é um otimista autoconfiante nato. Confia muito em sua perícia, em sua capacidade, em sua técnica, porém, apesar de o perfil do empresário da micro e pequena empresa estar mudando, conforme apontam as pesquisas publicadas pelo Sebrae, ele não consegue ter todo o conhecimento sobre todas as questões que envolvem uma empresa e sua administração.
- Más experiências passadas: alguns empresários podem, ainda, terem passado por más experiências, tendo sido vítimas de falsos consultores que cobraram muito e pouco ofereceram, não se pode ver o benefício esperado. Cabe aqui a mesma reflexão que no item desconfiança: reanalisar a situação, ver onde cada parte errou e evitar que aconteça novamente, ao se contratar uma nova consultoria.
- Sentimento que “consultoria é coisa cara”: primeiro que o sentimento de caro/barato é interpretado por diversas nuances. Segundo, o que é mais caro: fazer alguma coisa ou não fazer nada? Saber onde sua empresa poderia estar acertando se mudasse pequenas coisas ou não ter esse conhecimento?
Benefícios da consultoria para PME
O potencial agravante desta situação é que o empresário da micro e pequena empresa – até pelas características do empreendimento – é o que mais pode se beneficiar com a contratação de consultoria para PME. E eis alguns deles:
- Atendimento pontual: dentro de uma área específica da administração/gestão da empresa, o consultor aponta as oportunidades de melhoria que a empresa pode adotar, que pode gerar resultados que pagarão a consultoria caso implementado;
- Conhecimento acumulado: o consultor possui conhecimento específico e embasado em experiências passadas, agilizando o processo de resolução do problema, diferente de um profissional contratado pela empresa, que se “vicia” naquele processo;
- Visão externa: a opinião de uma terceira visão sobre determinado assunto da gestão da empresa pode abrir os horizontes do empresário, colaborando com a melhoria de processos, inovação em produtos, abertura de mercados, etc.
- Trabalho por contrato: não havendo o vínculo empregatício, o empresário se vê livre de inúmeras burocracias que envolveriam a contratação de um funcionário para resolver determinado problema na empresa. O consultor entra, faz seu trabalho e sai, ficando a seu cargo os encargos trabalhistas, previdenciários e legais.
- Capacitação constante: pela característica nômade de seu trabalho, o consultor está em constante contato com diversas alternativas e situações que colaboram com o crescimento do número de opções que pode ser oferecido para a melhoria da sua empresa.
Reforçando: consultores não são seres de outro mundo, que vivem engravatados, com pose de superioridade. Em sua maioria, são pessoas como você, empresários de micro e pequena empresa, com suas dificuldades, necessidades e que optaram por vender seu conhecimento, não um produto embalado ou tangível.
Espero ter contribuído para a criação de maior confiança no trabalho das consultorias que visam atender as micro e pequenas empresas, com produtos, serviços e valores condizentes com a realidade deste público.
Eu presto serviços de consultoria em temas ligados à marketing, planejamento estratégico e projetos. Conheça minhas propostas.
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