Como apresentado no item 2 da imagem que ilustra esse post, a definição de consultor é “a pessoa qualificada que, junto de uma empresa, dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade”.
Ampliando a definição de consultor
Ampliando a explicação, o consultor, quando contratado para executar qualquer função ou trabalho ou orientação em uma empresa, pode desempenhar vários papéis.
Não raro, vemos empresários perguntando “mas o que você vai fazer?”, “para quê precisamos de você?”, “o que você vai fazer aqui?”, esperando, claro, uma resposta além da óbvia, que é “fazer o que você está me contratando para fazer”, dentro das minhas áreas de atuação/especialidade.
O certo é que muitos consultores se limitam a fazer estritamente o que está no contrato.
Entram, fazem seu trabalho e saem, sem incomodar, sem perturbar, sem bagunçar.
Mas este não é o espírito (pelo menos para mim) único do trabalho do consultor.
Em minha opinião, o Consultor deve, além de executar o seu trabalho, oferecer algo mais aos seus contratantes, alguns outros papéis, como apresentado na sequência.
Papéis do Consultor em uma empresa
- Facilitador: o consultor, por dominar as ferramentas que aplica, deveria ser o facilitador, o tutor, que levará conhecimento e luz sobre as ferramentas que serão utilizadas no processo aos seus contratantes. Pelo menos, as orientações iniciais, para que as pessoas entendam o que se está fazendo em determinado ponto do trabalho. Por exemplo, em Planejamento Estratégico, utilizo diversas ferramentas (BMG, SWOT, Porter, BSC, 5W2H) que são desconhecidas de vários personagens do processo de elaboração do PE. Então, uma de minhas funções é ser o facilitador do entendimento das ferramentas que usarei.
- Orientador: o consultor, como o coach, deve ser orientador passivo, levando o empresário ou contratante a tomar as decisões através de questionamentos pertinentes a cada fase do processo em elaboração e cada nível de responsabilidade dentro da empresa. O questionamento leva, por vezes, o empresário a encarar certa situação com uma visão diferenciada, um foco alternativo à situação, mudando a perspectiva e alterando o resultado.
- Condutor: o consultor também deve conduzir os trabalhos de forma agradável e em clima satisfatório, sem atritos ou conflitos. Os únicos atritos e/ou conflitos permitidos em um processo são os pertinentes à discussão de determinado item do processo. Não são permitidos cordeiros nas organizações. Todos devem argumentar e colocar seus pontos de vista, contribuindo ao processo, de forma ordeira e pacífica. Tal como em uma orquestra funciona o maestro que, da cacofonia que pode surgir da falta de comando à melodia esplendorosa executada sob sua batuta.
- Questionador: como já visto nos itens anteriores, o consultor tem que ser questionador. Deve questionar o status quo, as respostas dos participantes, estimular o pensamento crítico. Na verdade, o consultor é um incomodador, um destruidor de zona de conforto. O consultor deve perguntar, e não aceitar somente respostas prontas. Como um dos ensinamentos da filosofia oriental, que prega a utilização de 5 porquês. Por quê? Para saber, contrate um consultor.
- Acompanhador: o trabalho do consultor não termina quando termina seu trabalho em determinada empresa. O ideal é que se faça um contrato de manutenção, de acompanhamento, para ver se o que foi sugerido seja realmente implementado e se não o for, a razão da não implantação. Afinal, o trabalho e a reputação de um consultor residem tanto em sua competência quanto na opinião dos seus clientes. Acompanhar – proximamente – a execução de um plano de ação, por exemplo, pode trazer benefícios para ambas as partes. Para a empresa contratante, que não perde seu vínculo com o projeto, retornando às suas atividades corriqueiras, e para o consultor, que ao ter seu trabalho executado e o resultado alcançado, o testemunho do cliente satisfeito.
Conheça as áreas e especialidade da minha atuação como consultor.
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