Definição de Instrução

Definição de Instrução

A definição de instrução é muito importante para a Administração, visto que uma das principais funções dos seus profissionais é passar instrução aos seus subordinados, fazendo-os entender como as tarefas devem ser executadas.

De maneira mais genérica, passar uma instrução tem relação com ensinar, é essa a capacidade que diferencia os homens dos demais seres que habitam a Terra.

Instrução, também, está diretamente relacionado com o trabalho de professor. Então, por definição, todo administrador é um professor, pois ensina (passa instruções) sobre os processos, o funcionamento e a aplicação de ferramentas, bem como instruções sobre a conduta de vida e o desenvolvimento como pessoa dentro da organização.

Passar instruções também é o trabalho do consultor de empresas, pois ele transmite o seu conhecimento sobre determinado tema para quem o contrata, a partir da análise diagnóstica da situação da empresa. O consultor, ao criar conhecimento sobre os problemas da empresa, aplica o seu conhecimento, cria inteligência e repassa (instrui) os gestores da empresa contratante sobre os caminhos a tomar para resolver o problema.

Por isso gosto de ser professor, para ver no olhar – e escutar nos comentários dos alunos – questionamentos sobre porque nas empresas em que eles atuam as coisas não são feitas como é dito em sala de aula.

Eu costumo responder que, muitas das vezes, é por o gestor da empresa não ter feito qualquer curso de Administração.

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