Começo a explicação da definição de dirigir pelo mais importante: é uma das quatro funções administrativas, como proposto por Fayol. As outras são planejar, organizar e controlar.
E, na Administração, dirigir tem relação com quando você está conduzindo o seu veículo. Você orienta (move o volante) para a direita e o veículo (se em condições ideais), move-se para a direita, em proporcional relativa ao empenho executado.
A função de direção na administração de uma empresa tem correlação com a condução do negócio, com a orientação dos colaboradores para as melhores formas de execução de suas funções.
De nada adiantam planejamento e organização sem direção.
Se pensarmos em uma viagem de férias, primeiro a planejamos, definimos o destino, a quantidade de dias, o roteiro, etc. No segundo momento, organizamos, fazemos as reservas nas hospedagens, fazemos nossas reservas financeiras.
Quando iniciamos a viagem, quando pegamos o volante do carro para nos encaminhar ao destino, muito pode acontecer, desvios e correções podem ser necessários. É neste momento que entra a função direção. Com auxílio dela, selecionam-se os melhores caminhos para que os objetivos da viagem sejam alcançados de forma eficiente e eficaz, minimizando os esforços e aumentando a satisfação dos familiares.
Da mesma forma em uma empresa. Mesmo os melhores planejamentos necessitam ajustes, não há rota certa nem 100% de acerto. Como dizem, “papel aceita tudo”.
Nem sempre os caminhos escolhidos levam diretamente ao objetivo, sendo necessário, nestes casos, desvios na rota ou alteração nos objetivos, o que ocorre, não necessariamente, por incapacidade do gestor da empresa ou do setor. Muitas das vezes, o que origina essas alterações são condições externas à organização e, por consequência, estão fora do alcance da influência do administrador.
A definição de dirigir está longe de representar tirania ou ditadura, como alguns podem dizer. Atualmente, as empresas estão adotando a gestão participativa e democrática, mas ainda assim, não deixam de buscar seus ideais, seus objetivos. Cabe aos gestores direcionar os esforços das equipes para as suas metas de forma tranquila, evitando percalços e, quando estes acontecerem, debater com a equipe e definir, em conjunto, as ações a serem realizadas.
Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.