A gestão da presença online

A gestão da presença onlineA gestão da presença online é muito mais do que simplesmente gerar os conteúdos e disponibilizá-los.

É a utilização de estratégias para que o conteúdo seja “consumido” pelas pessoas certas, no momento certo, no formato mais indicado, o que será explanado ao longo deste texto.

Esta gerência sobre a presença online, seja da sua pessoa ou da sua empresa é estratégica e envolve questões de planejamento, organização, direção e controle sobre o que se publica, melhorando a assertividade do que se publica, isto é, atingir as pessoas certas e melhorando a efetividade, isto é, gerando resultados realmente bons para a empresa, o que significa, grosso modo, conversão.

A conversão não necessariamente é venda, depende dos objetivos traçados, que podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.

Objetivos estratégicos são de longo prazo e envolvem a sustentabilidade da empresa no tempo, sua continuidade.

Os objetivos táticos, por sua vez, são de médio prazo e têm como mote os objetivos departamentais da empresa. Cada departamento traça os seus objetivos tendo em vista o atingimento, em conjunto, dos objetivos estratégicos. A união dos esforços dos departamentos é que proporciona a realização do objetivo empresarial.

Por fim, os objetivos operacionais têm como objetivo o cotidiano da empresa, isto é, aquilo que a empresa precisa realizar todos os dias, seus objetivos de produção e entrega de serviços.

Todos esses objetivos podem se valer dos esforços de comunicação e, neste caso específico, da presença online.

A gestão da presença online

Neste sentido, a gestão da presença online é no todo, uma questão estratégica, isto é, é preciso traçar uma estratégia para que a presença da sua marca nos diversos recursos de comunicação online não seja meramente um catálogo de produtos.

Para ser sucinto e direto ao ponto, utilizarei os princípios da administração nesta exposição: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Planejar é pensar adiante, estabelecer um plano de ação e vislumbrar uma visão de futuro, é determinar marcos temporais de análise do andamento dos esforços e tomada de ações preventivas ou corretivas. Planejar também é estabelecer os objetivos que serão buscados com a presença online da empresa, nos 3 níveis: estratégico, tático e operacional.

Outra questão importante nesta fase do planejamento é perceber a relação que existe entre os objetivos estratégicos, táticos e operacionais, isto é, como os objetivos operacionais colaboram com os objetivos táticos e, estes, com os estratégicos, em uma cadeia de causa-consequência em prol do sucesso empresarial.

Na fase denominada organizar, é criado o estoque de conteúdo que será disseminado no esforço de comunicação online da empresa, a começar pelo calendário de postagens. De posse do calendário, iniciar a produção dos conteúdos necessários para cada momento, não se esquecendo das datas do calendário que são importantes para a empresa e/ou seus clientes. Por conteúdo, entende-se tudo o que pode ser publicado nas diversas frentes existentes e que sejam pertinentes ao atingimento dos objetivos. Entre os materiais estão fotos, vídeos, textos, entrevistas, e-mails, legendas, palavras-chave e muitos outros.

Na organização também estão os esforços de contratação das ferramentas que auxiliarão a gestão da presença online, como os disparadores de e-mail marketing, a atualização/modernização das páginas digitais, a seleção da equipe do projeto (interna ou externa) e outros.

Neste processo todo, a direção está relacionada com a delegação das tarefas para a equipe e a orientação para que todos os esforços busquem a concretização dos objetivos traçados. e o seguimento do calendário de postagens. Também não se pode deixar de pensar em desenvolver os materiais previamente, para que possam ser conferidos e corrigidos antes de publicados. Nunca é bom deixar as coisas para a última hora – alguma coisa errada sempre pode acontecer.

Com relação ao controle, os esforços de comunicação online são os mais interessantes, pois tudo pode ser medido. Quantas pessoas acessaram sua página digital, quantos visualizaram o seu e-mail, quantas deram “like” na sua postagem em rede social e quantas clicaram nos links patrocinados e mais uma enormidade de outros itens mensuráveis, o que contribui para o aprimoramento das campanhas e fornecem subsídios para as ações corretivas e preventivas sobre o plano de comunicação online da empresa.

Estas são as bases para a criação de um projeto de presença online para a sua empresa, lembrando que os resultados não acontecem da noite para o dia, é necessário um certo tempo para que os resultados comecem a aparecer, então, não se pode esmorecer e abandonar o esforço.

Este conteúdo é parte integrante das consultoria em Presença Online e em Comunicação de Marketing (on e offline).

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