A definição de planejar começa por dizer que ela é a função primeira de um profissional de administração, sem a qual, nada se faz na empresa, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos.
Tudo parte de um planejamento e não estou nem me referindo ao Planejamento Estratégico, mas ao planejar as ações, pensar antes de executar, verificar a necessidade e os objetivos do que se quer executar.
Neste sentido, as 3 definições que aparecem na imagem que ilustra este post cabem perfeitamente ao uso do termo na Administração.
A partir do planejamento das ações, do que deve ser feito, é possível verificar se os recursos necessários estão disponíveis, sejam eles humanos, ferramentais ou financeiros.
Além do já mencionado Planejamento Estratégico, que é de longo prazo e definido, na maioria dos casos, pela alta administração, há também os planejamentos táticos (ou departamentais), em que as unidades compositoras da empresa definem seus objetivos e ações para contribuir para a empresa como um todo, isto é, para que os objetivos traçados no Planejamento Estratégico sejam alcançados. Esses planos são de médio prazo e definidos pelas pessoas do nível gerencial das empresas. E, no último nível, há o Planejamento Operacional, em que as ações de curto prazo ou cotidianas da empresa são elaboradas, tendo em vista o atingimento dos objetivos departamentais.
A falta de um plano de ação pode prejudicar todo o andamento da sua empresa, por ela não estar preparada para a ação.
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