Definição de Promoção

Vamos desmistificar a questão de a definição de promoção ser sempre vinculada à questão de vender mais barato, de baixar os preços daquilo que você oferece para o seu público-alvo.

Mas, professor, promoção não é vender barato? Como assim?

No que eu respondo: NÃO. Promoção é promover, é divulgar o seu negócio.

Se analisarmos estruturalmente a definição de promoção, isto é, a composição da palavra, veremos que ela é a transformação de um verbo na sua ação.

PROMOVER + AÇÃO = PROMOÇÃO

Então, promoção é o ato de promover, é o ato de informar ao seu público sobre a existência da sua oferta.

E existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para este fim, o que é denominado de mix de comunicação, pois nem sempre é possível utilizar um meio só para ter a máxima eficiência da sua campanha de promoção.

O mix de comunicação é composto, na maioria dos casos, pelos seguintes elementos:

  • Publicidade
  • Propaganda
  • Venda direta
  • Marketing direto
  • Promoções de vendas
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Eventos
  • Meios digitais

Todos esses são meios que podem e devem ser utilizados em conjunto, com o auxílio ou não de agências de publicidade, dependendo do caso.

Atualmente as empresas têm focado grande parte dos seus esforços de comunicação no universo online, visando uma redução de custos de intermediação, até por conta de os meios de comunicação tradicionais (canais de TV aberta, jornais, revistas e afins) têm perdido poder de influência entre os públicos alvos, especialmente os mais jovens e conectados.

Porém é preciso lembrar que, em um país continental como o Brasil, nem todos possuem as facilidades e a conexão que pensa-se ter. Há muitos espaços para melhoria do sinal de transmissão de internet e acesso à tecnologias.

Precisa de ajuda no desenvolvimento de sua comunicação de marketing para facilitar o escoamento de suas ofertas (produtos)? Eu posso te ajudar. Entre em contato.