O custo das redes sociais

Pilha com ícones de redes sociais.

A plataforma até é gratuita, mas mantê-la atualizada tem custo sim

Muitas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, têm se aventurado pelo mundo das redes sociais como um dos meios de divulgação de seus produtos e serviços (quando não o único meio), pelo seu suposto custo zero, porém não se perguntam qual é o custo das redes sociais.

Apesar de todas as redes sociais de massa disponíveis atualmente, como por exemplo, as mais utilizadas no Brasil segundo levantamento da Resultados Digitais, em setembro de 2022, (Facebook, TikTok, Instagram, LinkedIn e Twiter*) disponibilizarem seus aplicativos e espaços digitais para a postagem de conteúdo gratuitamente, há um esforço não mensurado pelas empresas para a divulgação desta postagem.

Professor, como assim? Divulgar a postagem? Quer dizer que não é só postar na plataforma?

A resposta é “depende”. Depende de quanto quem realizou a postagem deseja que ela seja vista pelos seus seguidores.

Como a rede social está e continuará sendo (até que se prove o contrário) o ponto de convergência das atenções dos usuários de internet e, por consequência, usuários de conteúdo, há muitos “querendo aparecer” nestes espaços, o que cria uma oportunidades, para os donos das redes sociais, de filtrar o que os usuários veem, por meio de filtros e algoritmos.

E, uma das formas de “agradar” esses filtros e algoritmos é pagando para que o seu conteúdo tenha destaque na navegação dos usuários, sejam eles seguidores ou não da sua marca. São os famosos posts patrocinados.

Mas o custo não se limita a somente aumentar a sua audiência. É preciso que – mesmo pagando para aparecer – o seu conteúdo seja relevante e interessante para a sua plateia.

As plataformas de redes sociais devem ser considerados como “pontos comerciais”, em que os potenciais clientes terão a oportunidade de ver o que você comercializa, mas não podem ser, por outro lado, somente uma vitrine de produtos.

Aposto que, muitas vezes você não entra em uma loja para comprar, mas para tirar as suas dúvidas, buscar conhecimento e informações sobre os produtos comercializados. Antes de comprar você quer saber mais sobre o produto/serviço que está buscando, o que, na internet, se denomina “marketing de conteúdo“, que seja explanado em outro post.

E, para criar uma postagem ou um conteúdo relevante e atraente são necessários outros investimentos.

O custo das redes sociais

Para o sucesso das suas ações de marketing nas redes sociais são necessários alguns desembolsos importantes.

O primeiro custo a ser realizado pela sua empresa é na identificação e definição do persona, isto é, quem será o alvo para as suas ações. Muito mais do que público-alvo, é uma definição bem elaborada do(s) perfil(s) dos potenciais usuários que sua empresa quer atrair para as postagens, considerando (pelo menos) elementos demográficos, geográficos, comportamentais e psicográficos.

Com este perfil traçado, identifica-se em quais plataformas é mais provável que ele esteja, para que os esforços sejam mais assertivos.

O segundo importante custo é na criação do conteúdo, de forma a torná-lo interessante para o(s) persona(s) definido(s). Essa criação de conteúdo pode ser realizada por integrantes da equipe ou por uma equipe externa.

Então o empresário opta pela utilização da sua própria equipe para tal tarefa, na expectativa (ilusória) de ser gratuito este esforço. Ilusória pois os elementos da equipe que forem “escalados” para a realização destas tarefas terão que se concentrar nesta tarefa, terão que utilizar horário de trabalho em outras rotinas para criar os conteúdos.

Conteúdos para a internet não se restringem a fotos e filmagens curtas. Há uma enormidade de possibilidades, como vídeos longos, que demandam edição, textos de páginas digitais, legendas, palavras-chaves, áudios e muitos outros. Será que sua equipe está preparada para isso? Será que ela possui todos os aparatos e conhecimentos necessários para realizar a divulgação correta da sua empresa nas redes sociais?

Caso a resposta para a pergunta acima seja negativa, é recomendado considerar a contratação de uma equipe terceirizada que, além de oferecer todo o aparato para a produção do seu conteúdo, também realizará as postagens, isto é, colocar “no ar” suas mensagens e, mais importante, não perderá o entusiasmo, o que pode acontecer com os elementos da sua equipe, uma vez que eles devem, também, realizar suas atividades cotidianas.

O próximo custo da lista é na alavancagem das suas postagens. Isto é, se você realmente quiser que a sua empresa apareça nas redes sociais, terá que pagar para isso, como em qualquer outra mídia, porém, em quantitativos reduzidos. Como mencionei anteriormente, como as redes sociais são o ponto de convergência dos usuários e há muitas pessoas ao mesmo tempo acessando e criando conteúdos e postagens, é preciso se destacar nesta verdadeira enxurrada de mensagens e imagens que passam pelas timelines das mais diversas plataformas.

Por fim, há outros investimentos, como por exemplo, na contratação de uma ferramenta de automação de postagens, na compra de imagens (caso necessário), na aquisição de ferramentas complementares, como editores de vídeo e áudio, e outros.

O importante, como em qualquer decisão estratégica, é analisar os prós e contras, pesar custos e benefícios e estipular objetivos, indicadores e metas para as ações que se pretende executar. Em todos os sentidos, o maior custo é o de não fazer nada, não aproveitar as ferramentas de divulgação à disposição. Para quem quer começar sozinho, um bom conselho é procurar sites que tragam boas dicas de como fazer bem feito, mesmo que “artesanalmente”.

Este conteúdo é parte integrante das consultoria em Presença Online e em Comunicação de Marketing (on e offline).

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