O modelo de gestão ideal

O xadrez da escolha do modelo de gestão ideal para a empresa

O xadrez da escolha do modelo de gestão ideal para a empresa

Existe um verdadeiro universo de opções de modelos de gestão disponíveis para adotar na condução dos negócios de sua empresa. São tantas siglas que parecemos estar em meio a um processo eleitoral, dos quais cito alguns: TQM, Lean, ISO, BSC, JIT entre outros.

Mas, para a sua empresa, qual é o melhor? Como escolher o modelo a adotar?

Para começar, uma definição de gestão empresarial, que pode ser tida como um modelo de trabalho, orientado por uma política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, que visa alcançar os objetivos propostos.

A primeira ação do empresário é tomar conhecimento sobre os diversos modelos, aprender um pouco sobre cada um. Isto lhe traz, além do aumento de conhecimento, argumentos e embasamento teórico para a escolha deste ou daquele sistema.

O segundo passo é procurar empresas que possuam aquele modelo de gestão aplicada e, ao conversar com as pessoas envolvidas no dia a dia daquele modelo, e somar este conhecimento prático ao teórico, previamente realizado. Somente este contato com a experiência prática pode dar o real entendimento sobre o modelo, seus prós e contras.

Uma informação importante: toda empresa é diferente, mesmo que atuem no mesmo setor, cidade e/ou produto. Algumas das coisas que as empresas possuem diferentes são: fornecedores, clientes, colaboradores e capacidade produtiva, pelo menos.

Assim, não há como aplicar integralmente e sem adaptações o modelo de gestão de uma empresa em outra. São necessárias alterações, adequações e o alinhamento com as intenções definidas no planejamento estratégico.

Porém, não se iluda. Nem sempre um único modelo de gestão consegue atender a toda a demanda da empresa. Quase sempre a gestão da organização é uma união modelos: um para a gestão de pessoas, outro para processos, outro para meio ambiente e assim por diante.

Para compor este “mix” de modelos, deve-se considerar o produto da empresa, sua localização geográfica, as características dos colaboradores, a curva de aprendizado do modelo, o tempo e custo de implantação e, muito importante, a visão que o cliente tem do produto da empresa.

O que é certo é que esta união de modelos que o empresário e sua equipe escolher deverá atender a algumas premissas:

  • Auxiliar a reduzir o uso de recursos;
  • Criar mecanismos de controle efetivos; e
  • Proporcionar crescimento/melhoria constante.

Isso porque, quem sempre faz a mesma coisa, tem sempre o mesmo resultado. Se você, empresário, quer ter resultados melhores, tem que estar em melhoria constante, pessoal e profissionalmente, assim como sua empresa.

Se você tiver alguma sugestão, opinião ou dúvida, você pode entrar em contato pelo formulário de contato, pelo WhatsApp ou enviar um e-mail diretamente para site@marciokarsten.pro.br.

*Artigo publicado na Revista Mercado Brasil