Organizações modernas (Cap. 1)

Amitai Etzioni

Amitai Etzioni

O mundo contemporâneo é baseado em organizações. Para onde se olhe, o que quer que se consuma, onde quer se se esteja (com exceção a alguns pontos remotos do planeta), existem organizações. As organizações são poderosos instrumentos sociais, possíveis através da coordenação de um certo número de pessoas e satisfazem as diversas necessidades da sociedade e de seus componentes.

Através do tempo e dos estudos desenvolvidos, foi possível incrementar a capacidade humana de planejar, organizar, dirigir e controlar as pessoas e os recursos necessários para a consecução dos objetivos organizacionais.

Talvez, a mais difícil de todas as variáveis deste contexto seja o elemento humano. Individual em suas características, necessidades e anseios, precisa encontrar sentido nas atividades que realiza na organização. Um dos grandes desafios da organização moderna é encontrar o equilíbrio entre e eficiência das operações e a felicidade humana.

Por definição, as organizações são “unidades sociais […] intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos” (p. 9) e suas principais características são:

  1. A divisão do trabalho, poder e responsabilidades;
  2. A presença de um ou mais centros de poder que controlam os esforços da organização e os dirigem para seus objetivos; e
  3. Substituição do pessoal.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato.


 

Referência

ETZIONI, Amitai. Organizações modernas. São Paulo: Pioneira, 1976. Cap. 1.


 

Resumo confeccionado durante o programa de mestrado da UDESC/ESAG

Disciplina: Estudos Organizacionais
Professor: Dr. Mauricio C. Serafim