Os fundamentos da organização burocrática

Max Weber

Max Weber

Uma autoridade legal, para ter efetividade, deve validar-se nas seguintes prerrogativas:

  1. Toda norma legal pode ser estabelecida por acordo ou imposição;
  2. Todo Direito consiste num sistema integrado de normas abstratas;
  3. A pessoa que representa a autoridade ocupa um cargo;
  4. A pessoa que desobedece à autoridade o faz apenas na qualidade de “membro” da associação;
  5. Os membros da associação não devem obediência ao representante do poder como indivíduo.

E, as categorias fundamentais da autoridade legal são:

  1. Uma organização contínua de cargos, delimitados por normas;
  2. Uma área específica de competência;
  3. A organização dos cargos obedece ao princípio da hierarquia;
  4. As normas que regulam o exercício de um cargo podem ser regras técnicas ou normas;
  5. Os membros do quadro administrativo devem estar completamente separados da propriedade dos meios de produção e administração;
  6. Há completa ausência de apreciação ao cargo pelo ocupante;
  7. Tudo é registrado em documentos, mesmo nos casos em que a discussão oral é a regra ou mesmo prescrita;
  8. A autoridade legal pode ser exercida dentro de uma ampla variedade de formas diferentes.

Existem vários tipos importantes de dominação, sendo o mais puro exercício da autoridade legal aquele que emprega um quadro administrativo burocrático e o conjunto à este subordinado é formado conforme os seguintes critérios:

  1. São individualmente livres e sujeitos à autoridade apenas no que diz respeito às suas obrigações oficiais;
  2. Estão organizados numa hierarquia de cargos, claramente definida;
  3. Cada cargo possui uma esfera de competência, claramente determinada;
  4. O cargo é preenchido mediante uma livre relação contratual;
  5. Os candidatos são selecionados na base de qualificações técnicas;
  6. São remunerados com salários fixos em dinheiro;
  7. O cargo é considerado como única ou principal ocupação do funcionário;
  8. O cargo estabelece os fundamentos de uma carreira;
  9. O funcionário trabalha inteiramente desligado da propriedade dos meios de administração e não se apropria do cargo;
  10. Está sujeito a uma rigorosa e sistemática disciplina e controle no desempenho do cargo.

A administração baseada nestes fundamentos pode ser facilmente aplicada a uma ampla variedade de setores diferentes.

O tipo monocrático de administração burocrático (ou autocracia) é o tipo mais puro de organização administrativa, com as seguintes características:

  • Capaz de atingir o mais alto grau de eficiência;
  • Mais racional e conhecido meio de dominação sobre os seres humanos;
  • Superior em precisão, estabilidade, rigor, disciplina e confiança.

A fonte principal de superioridade da administração burocrática está sustentado no conhecimento técnico, que tornou-se totalmente indispensável, independente do sistema econômico vigente – capitalista ou socialista, pois o aparato burocrático é “orientado para um funcionamento contínuo por interesses compulsivos” (p. 25).

Porém, o sistema capitalista prestou grande favor no desenvolvimento da burocracia, pois criou a necessidade de uma administração estável, rigorosa, intensiva e incalculável, o que deu à burocracia um papel central na sociedade.

Como a administração burocrática significa o exercício da dominação baseado no saber, ela se torna especificamente racional. O conhecimento técnico é suficiente para garantir uma posição de trabalho.

Porém, deve-se ter em conta que os participantes das organizações burocráticas podem se servir de suas habilidades e conhecimento para se tornar mais poderosos ainda pelo conhecimento proveniente da prática que adquirem no serviço.

Nestes termos, o empresário capitalista é o único que tem sido capaz de manter-se “imune à dominação do saber racional burocrático” (p. 27).

As principais tendências da dominação burocrática são:

  1. A tendência ao “nivelamento” do interesse de uma base de recrutamento;
  2. A tendência à plutocratização no interesse de uma formação profissional a mais prolongada possível;
  3. A predominância de um espírito de impessoalidade formalista, sem afeição ou entusiasmo.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato.


 

Referência

WEBER, Max. Os fundamentos da organização burocrática: uma construção do tipo ideal. In: CAMPOS, Edmundo (org.). Sociologia da burocracia. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 15-28.


Resumo confeccionado durante o programa de mestrado da UDESC/ESAG

Disciplina: Estudos Organizacionais
Professor: Dr. Mauricio C. Serafim