Nota técnica: teoria da contingência estrutural

Carlos Osmar Bertero

Carlos Osmar Bertero

Bertero faz uma defesa ao desenvolvimento da Teoria da Contingência Estrutural, a partir do que ele classifica como “o mais amplo conjunto de trabalhos publicados lidando com Análise Organizacional”.

O autor busca comprovar sua tese a partir da utilização das variáveis tamanho e meio ambiente.

O tamanho das organizações sofria grande impacto à época da pesquisa do autor, principalmente no tocante às questões de reengenharia e downsizing e o ambiente por ser variável decisiva nos dias atuais, sendo a capacidade ou incapacidade de readaptação a um ambiente de negócios significado de sucesso ou insucesso empresarial.

Por isso a importância dos escritos acerca da Teoria Contingencial na opinião do autor, envolvendo, principalmente, as questões de gestão estratégica e mudança e transformação organizacional.

Ademais, o autor considera um sinal de maturidade, devido à impossibilidade de se definir uma única melhor maneira de se gerir os negócios, o que reflete na não análise administrativa sem a devida contingencialização relativizadora.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato.


Referência

BERTERO, Carlos Osmar. Nota técnica: teoria da contingência estrutural. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter (Org). Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999. v.1. Cap. 3, p. 134-136.


Resumo confeccionado durante o programa de mestrado da UDESC/ESAG

Disciplina: Estudos Organizacionais
Professor: Dr. Mauricio C. Serafim